Muito se avançou no quesito combate a fome no Brasil, já que, desde do Governo do ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, ações foram tomadas para amenizar esse grande problema social, sendo o ápice delas acontecendo no Governo Dilma, no qual, o Brasil saiu do mapa da fome da ONU pela primeira vez na história, graças, entre outras coisas, ao programa bolsa família.

Ao contrário do que muitos críticos sugerem, o programa possui sim métodos de controle dos gastos do benefício entre eles o Sisvan Bolsa Família – o Sistema para vigilância Alimentar Nutricional, para Fiscalizar de perto e garantir que as famílias beneficiadas pelo programa não estejam passando fome, através do controle das condições nutricionais das crianças cadastradas.

Sisvan Bolsa Família

Sisvan Bolsa Família

Além do Bolsa Família, um outro aspecto importante dessa transformação social no Brasil foi o Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional, mais conhecido como Sisvan, que é um programa do Governo Federal, que mapeia as condições nutricionais de todas as crianças brasileiras, integrando ao CADÚNICO informações sobre a saúde e a nutrição das crianças das regiões mais pobres.

Como funciona o Sisvan Bolsa Família

A forma de atuação do Sisvan Bolsa Família, sempre em conjunto, é muito simples:

SISVAN Bolsa Famíli

SISVAN Bolsa Família – O que é, para que serve

  1. O Governo, por meio de índices sociais, estabelece quais são os municípios mais pobres e com maior dificuldade de desenvolvimento humano, principalmente em relação a dificuldade de crescimento das crianças.
  2. Depois disso, ele mapeia toda aquela região estudada, exames de saúde, os quais, servirão para montar um índice de mortalidade e de subnutrição naquela região.
  3. Depois que esse índice é feito, é possível, por meio de ações governamentais, reduzir essa pobreza e essa taxa de desnutrição, principalmente com convênios com prefeituras locais.
  4. Por fim, o Sisvan é uma forma de controle do pagamento feito aos beneficiários do Bolsa Família, pois, duas vezes ao ano, os beneficiários e os seus filhos, devem passar por unidades de saúde básica, para realizar exames de nutrição e de vacina, os quais, devem ser positivos, para que essas famílias consigam manter o benefício.

Assim, se por acaso, uma mãe que receba o Bolsa Família, ainda mantém os filhos em um estado de desnutrição, o programa será cortado, por causa do não cumprimento das regras. Assim, o Sisvan atua junto ao Bolsa Família, monitorando e sempre mantendo o padrão de qualidade do programa.


Importância do Sisvan Bolsa Família

Com um mapa detalhado da onde a fome era mais presente no Brasil, além da questão da aplicação do Bolsa Família, para combater a pobreza e a desnutrição, já que, uns dos objetivos do programa, é que a criança passe pelos médicos uma vez ao ano, corrigindo qualquer problema nutricional que ela tiver, o Brasil conseguiu diminuir muito a pobreza nutricional da sua população.

Bolsa Família SISVAN

Bolsa Família SISVAN

Isso acaba sendo de extrema importância, pois, esse tipo de situação, causava a morte infantil, de milhares de crianças, principalmente na região Norte e Nordeste, tradicionalmente locais mais pobres e com maiores dificuldades de desenvolvimento social. Além da questão de diminuir a mortalidade infantil, o Sisvan Bolsa Família ainda permitiu uma virada na educação, pois, com as crianças mais bem nutridas, é possível prestar mais atenção na aula e ir melhor na escola.

Com isso, existe toda uma transformação social, já que, regiões onde antes da aplicação desses dois programas eram vistas apenas com olhar de pobreza e subdesenvolvimento, atualmente, já conseguem ter uma outra cara, com um número maior de crianças estudante e com uma menor mortalidade infantil, a qual, sempre é um número que choca a sociedade.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...