Sinal Analógico Será Desligado



O sinal analógico será desligado totalmente no ano de 2018, mas esse desligamento já começou a ocorrer em fevereiro de 2016, na cidade piloto de Rio Verde, em Goiás. A cidade já possui TV digital em 100% da cidade. Mais de 70 municípios até hoje já tiveram o sinal analógico desligado.

A ideia é de um programa chamado Seja Digital, uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que está administrando essa passagem do sinal analógico para o sinal digital no Brasil. O processo começou em abril de 2015 e até em 2018 a pretensão é que mais de 1.300 municípios já estejam somente com o sinal digital, seguindo o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo federal.

A intenção da iniciativa é melhorar o sinal de TV para todos os brasileiros. A TV digital tem uma imagem muito mais nítida, o som é de melhor qualidade, não tem ruídos e interferências, abre a possibilidade de interatividade e mobilidade com o sinal digital.

O sinal analógico será desligado, prepare-se!

O sinal analógico será desligado, prepare-se!

Quando o sinal analógico será desligado

Em algumas cidades brasileiras o sinal já foi desligado. Vários municípios já tiveram prorrogação do desligando, pois segundo a Anatel – Agência Nacional das Telecomunicações – o sinal analógico só pode ser desligado em uma cidade quando ela atingir no mínimo 93% das casas com sinal digital tendo uma margem de erro de três pontos percentuais.

Ainda neste fim de ano algumas cidades estão no cronograma de desligamento do sinal analógico. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte está prevista em encerrar o sinal analógico no próximo dia 8 de novembro, além das cidades metropolitanas. Para saber quando a sua cidade terá o sinal analógico desligado, acesse http://www.sejadigital.com.br.

desligamento do sinal analógico

Confira o cronograma de desligamento do sinal analógico

Para que você não seja pego de surpresa, é preciso ficar atento ao calendário do desligamento do sinal analógico de sua cidade. Para ter o sinal digital é bem simples: basta ter um conversor e uma antena digital para continuar acompanhando as programações da TV.

Para quem está inscrito no Cadastro Único do governo federal e beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família 2018, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida podem ter o kit gratuito de TV digital.

As doações desses kits com conversor e antena já estão acontecendo para que sua TV ganhe a adaptação de TV analógica para TV digital. O governo disponibilizou cerca de R$ 3,6 bilhões de reais para essa conversão das tvs dos brasileiros.

Para janeiro de 2018, as cidades em que o sinal analógico será desligado são Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Em maio de 2018, o cronograma deve acontecer nas capitais Aracaju, Belém, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, São Luís e Teresina.

Programa Seja Digital

A Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV é a administradora do programa Seja Digital, que está operando a transição do fim do sinal analógico e ascensão do sinal digital em todo o território brasileiro.

Programa Seja Digital

Programa Seja Digital

Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com o programa para saber melhor sobre as datas do cronograma para cada cidade ou sobre os kits gratuitos que estão sendo distribuídos. Pode ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar http://www.sejadigital.com.br.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.