Renda Cidadã



Assim como o Governo Federal tem os seus programas de transferência de renda, como é o caso do já bem conhecido programa Bolsa Família, pago pelo Governo Federal para famílias carentes, mas existem diversas outras iniciativas de igual importância, como é o caso do Programa Renda Cidadã. Esse Programa, criado pelo Governo Federal, distribui uma renda mensal para família carentes, para complementação da renda mensal de famílias com renda de até ¼ do salário mínimo vigente. Confira a seguir como participar do Programa Renda Cidadã.

Cartão Renda Cidadã

Cartão Renda Cidadã

O que é o Renda Cidadã

Assim como no Brasil, país de extrema riqueza, tanto é que se encontra há anos como umas das dez nações mais ricas do mundo, atualmente na oitava colocação e grande desigualdade, o Estado de São Paulo também tem muito dinheiro, o grande dilema é que não existe uma distribuição adequada dessa renda.

No Estado de São Paulo, por exemplo, há uma proposta chamada de Renda Cidadã, a qual, dá uma ajuda mensal de 80 reais, para famílias que ganhem até ¼ do salário mínimo, ou seja, pessoas em situação de extrema pobreza, em mais de 644 municípios espelhados por todo o Estado de São Paulo, ajudando mais de 3 milhões de pessoas.

Pagamento renda cidadã

Programa Renda Cidadã – pagamento do benefício

Por conta disso, o Governo Estadual, representando pelo governador Geraldo Alckmin, tem que realizar projetos, os quais, consigam diminuir um pouco essa grande desigualdade e dê uma condição melhor para os habitantes desse rico estado brasileiro.

Por conta disso, foi criado em 2001 o programa Renda Cidadã, o qual, concede um benefício de 80 reais, para as famílias que tenham uma extrema situação de pobreza, isso é, tenham um rendimento mensal de menos de 300 reais e assim consigam ter uma qualidade de vida mais digna e gradativamente se diminua essa condição de extrema desigualdade latente no estado.

Quem tem direito ao Renda Cidadã

Para participar do programa, é necessário que o grupo familiar se enquadre em algumas regras do programa, tais como:

  • Ser residente do Estado de São Paulo;
  • Sua renda familiar deve ser de até ¼ do salário mínimo vigente;
  • Deve estar cadastrado no CADÚNICO, com comprovação dos dados socioeconômicos.

O programa é uma iniciativa Estadual de distribuição de renda aliada a ações complementares para o combate à pobreza e à desigualdade. O Objetivo do programa é garantir a qualidade de vida das famílias mais pobres através da distribuição da renda.

Como participar do Renda Cidadã

Para se inscrever no Programa Renda Cidadã, é necessário que um representante do grupo familiar compareça à uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Estado de São Paulo, portando os seguintes documentos familiares:

  • Documentos de identificação de todos os membros do grupo familiar;
  • Comprovantes de renda de todos os membros do grupo familiar que recebam renda;
  • Comprovante de matrícula escolar dos membros menores de idade;
  • Carteirinha de vacinação dos membros menores de idade.

Inscrição Renda Cidadã

Quem deseja no programa Renda Cidadã, deve se dirigir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com documento de identificação de todos os membros da família, comprovante de residência e também aprsentar o RG, CPF e algum outro documento que comprove a baixa renda familiar.

Esses dados serão analisados e caso a pessoa realmente necessite dessa ajuda mensal dada pelo Governo, ela receberá um cartão, o qual, terá uma senha para a retirada dos 80 reais mensais pagos pelo programa as pessoas com condições sociais mais baixas.

É importante ressaltar que o Renda Cidadã tem um limite de recebimento do auxílio do Governo, assim, o período máximo que uma família pode usufruir desse projeto é de 3 anos.

Após esse tempo, o projeto é cancelado automaticamente e não existe nenhuma possibilidade de reabrir essa ajuda, sendo que o cidadão deve se preparar e conseguir essa renda extra de alguma outra forma, sem necessitar do auxílio governamental e nenhum outro tipo de ajuda dada pelo poder Público.

Cartão Renda cidadã

Uma vez que a família tenha se cadastrado no Programa, seus dados serão analisados pelo Governo do Estado, e tão logo sejam aprovados, o cidadão deve receber o seu Cartão Renda Cidadão em casa.

O Calendário do Renda Cidadã varia, de acordo com o município em que a pessoa está inscrita. O saque do programa Renda Cidadã SP deve ser feito em agências do Banco do Brasil. Para sacar, o beneficiário deve portar um documento de identificação e o seu cartão do benefício.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.