A criação de programas para o primeiro emprego de jovens é essencial para dar uma oportunidade de trabalho, experiência e melhorar a economia do país. O programa ProJovem 2019 é um dos mais importantes que cumpre esta tarefa muito bem.

O programa ProJovem é uma das formas de auxiliar os jovens e adolescentes do país a se profissionalizar e ganhar uma boa formação para dar continuidade ao projeto profissional e de desenvolvimento desses jovens de todo o país. Continue conosco que vamos mostrar como funciona o ProJovem, como fazer as inscrições e outras informações para você participar do projeto agora mesmo.

ProJovem 2019

ProJovem 2019

O programa tem a intensão de garantir a capacitação de jovens brasileiros que ainda não concluíram o ensino fundamental e estão com idade entre 18 e 29 anos. O único pré-requisito do ProJovem 2019 é que os estudantes saibam ao mínimo ler e escrever.

Como Funciona o Projovem 2019

O ProJovem 2019 é uma excelente alternativa para que os jovens se sintam motivados para dar continuidade aos seus estudos e incentivados a aprender coisas novas. Essa é uma forma também de contribuir para que esses jovens e suas famílias tenham mais uma renda para ajudar no sustento da casa.

O programa ProJovem ajuda quem necessita de dar continuidade na sua formação escolar e concluir o ensino fundamental. Assim, ao mesmo tempo que o jovem se qualifica e recebe uma bolsa auxílio para motivar o seu interesse em concluir os seus estudos.

Como Funciona

Como Funciona

O jovem recebe um auxilio de R$ 100,00 e o interessado deve cumprir a conclusão do curso que vale 2 mil horas que devem ser cumpridas no tempo de 18 meses para quem mora na cidade e no prazo de 24 meses para quem está no campo. Normalmente as aulas acontecem no período da noite.

NÃO PERCA ESSA CHANCE: Participe do Vestibulinho ETEC 2019, e concorra a uma bolsa de ensino técnico profissionalizante em uma escola técnica da rede paulista de profissionalização. Aproveite enquanto as inscrições estão abertas!

Quem Pode se Inscrever no Projovem 2019

 Neste ano, o ProJovem abriu mais de 54 mil vagas em todo o Brasil para dar oportunidade a esses jovens concluírem os seus estudos. Essas vagas são divididas entre as modalidades campo e urbano para atender ao máximo os jovens de todo o país.

Na modalidade Urbana, estima-se que sejam oferecidas 43 mil vagas, já para a modalidade Campo é que sejam oferecidas 11 mil vagas.

Projovem 2019

Projovem 2019

Para fazer a inscrição o interessado deve entrar em contato com as unidades escolares ou na secretaria municipal de educação de sua cidade. No momento do cadastro o aluno deverá estar em mãos com os seus documentos como:

  • Certidão de Nascimento
  • Comprovante de Residência
  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de escolaridade
  • Duas fotos do tamanho 3×4 atualizada

Os participantes devem cumprir alguns requisitos impostos pelo Ministério da Educação, como estar entre 18 e 29 anos e não ter concluído ainda o ensino fundamental. Os interessados também devem já saber ao menos ler e escrever para dar continuidade a sua participação.

Veja também:


Modalidades – Adolescente, Urbano, Campo, Trabalhador

Para organizar melhor o programa, o Ministério da Educação dividiu o projeto em modalidades para atender ao máximo o número de jovens e pessoas que realmente precisam concluir o ensino fundamental para melhorar suas condições profissionais, qualificações, dentre outros.

Existem as modalidades ProJovem adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo, e ProJovem Trabalhador. Cada uma dessas modalidades visa atender um tipo de público diferente, idade, critérios, regras, exigências, tempo de duração, dentre outros.

  • O ProJovem Adolescente 2019 é destinado aos adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, que integram benefícios sociais como o Bolsa Família;
  • O Projovem Urbano 2019 tem como objetivo atender jovens entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino Fundamental.
  • O Projovem Campo 2019 promove o ingresso de novos agricultores ao sistema educacional, para que assim também possam concluir o Ensino Fundamental.
  • O Projovem Trabalhador 2019 visa qualificar jovens para ingressar no mercado de trabalho.

Para mais informações acesse secretariadegoverno.gov.br.

O programa pretende assegurar:

  • elevação de escolaridade e cursos de formação profissional;
  • maior integração na gestão;
  • fim da sobreposição dos programas;
  • retorno ou permanência dos jovens na escola;
  • aumento do número de vagas.

Cursos Gratuitos ProJovem 2019

Cada modalidade exige o cumprimento de regras diferentes e também oferece cursos gratuitos para os participantes de cada uma dessas modalidades. São variadas áreas do conhecimento que o jovem pode se qualificar como saúde, educação, madeira e móveis, transporte, gráfica, esporte e lazer e muitas outras áreas de especialização.

Os cursos gratuitos devem durar em torno de um ano e meio, dessa forma, enquanto os alunos concluem o ensino fundamental, os mesmos têm a chance de garantir uma qualificação profissional. Além disso, os cursos disponibilizam certificado, o que ajuda ainda mais na hora de conseguir um emprego.


Quais as Cidades Participantes do Programa

As cidades e municípios em que você pode participar do ProJovem 2019, podem ser conferidos no seguinte link: portal.mec.gov.br.

Esse programa oferece novas expectativas e alimenta o sonho de muitos jovens no Brasil, trazendo muitas oportunidades e também mão de obras qualificadas para o mercado de trabalho.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...