Programa Progredir



O programa Progredir é um incentivo do governo federal para que os beneficiários do bolsa família a ter mais autonomia. O objetivo principal do programa é estimular as pessoas que recebem o bolsa família a terem mais renda e mais possibilidades de emprego com a capacitação profissional.

O programa é destinado as famílias de baixa renda para mais oportunidades de vida e emprego. A intenção do governo é dar independência as pessoas que recebem o bolsa família, para que não fiquem dependendo do auxílio do Estado em longo prazo.

Essa é uma forma de emancipar as pessoas mais humildes para que tenham mais condições e preparo para se inserirem no mercado de trabalho. As famílias beneficentes do bolsa família recebem em média R$ 179,00 como ajuda de custo. Com o Programa Progredir, o governo pretende aumentar a renda dessas pessoas gradativamente para a lapidação do desenvolvimento social brasileiro.

Programa Progredir 2018

Programa Progredir 2018

Como Funciona

Para auxiliar as pessoas a terem um currículo pronto para o mercado de trabalho, o programa Progredir uma ferramenta digital para ajudar aos beneficiários do bolsa família a prepararem o próprio currículo. Se você já está inscrito no Cadastro Único pode cadastrar as informações pessoais, de escolaridade e de experiência profissional.

Caso queira se qualificar profissionalmente antes de cadastrar o currículo, você tem essa possibilidade. O programa Progredir prepara as famílias para o mercado através de cursos profissionalizantes, inclusão digital e educação financeira. Qualquer pessoa cadastrada no CadÚnico pode se inscrever e se preparar para o mercado.

As pessoas podem fazer cursos de educação financeira, de tecnologia da informação e cursos do Pronatec. Caso os cadastrados no CadÚnico queiram também ser microempreendedor, o programa Progredir incentiva o empreendedorismo para a maior independência das famílias, através do cadastro de microempreendedores individuais, o MEI.

Os beneficiários do Bolsa Família poderão ter pelo Progredir, serviços e ações de orientação à essas pessoas tudo sobre gerenciamento e ampliação dos empreendimentos.

Quem tem direito

Quem já está inscrito no cadastro único do governo federal ou tem os direitos para ser um inscrito pode participar do programa Progredir. Os beneficiários do Bolsa Família também podem cadastrar e ter acesso as ferramentas de emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.

Quem tem direito ao programa Progredir

Quem tem direito ao programa Progredir 2018

Quais são as ações do Programa Progredir 2018

O Plano Progredir 2018 foi desenvolvido para ajudar, de múltiplas formas, as famílias a saírem da linha da pobreza, através de várias ações pra melhorar a qualidade de vida das pessoas, focadas em 3 principais áreas:

Qualificação

Qualificação programa progredirO programa do Governo Federal tem como objetivo estimular a capacitação dos beneficiários do Bolsa Família através de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Através do programa Pronatec Oferta Voluntária serão disponibilizadas 1 milhão de vagas gratuitas para qualificação em diferentes áreas.

Trabalho

Trabalho programa progredirO progredir fará parceria com os maiores empregadores do Brasil, estabelecendo assim, cotas de emprego para os benefícios do programa Bolsa Família e também beneficiários de outros programas, como o Cadastro Único.

Empreendedorismo

Empreendedorismo programa progredirCaso os beneficiários encontrem dificuldade para voltar ao mercado de trabalho, será disponibilizado a eles o empreendedorismo. O Governo Federal irá liberar mais de R$ 3 bilhões por ano para empréstimos às famílias inscritas no programa CadÚnico (Cadastro Único). Com esse microcrédito, as famílias poderão investir em pequenos negócios.

Empresas parceiras

O programa Progredir é uma iniciativa do governo federal para melhorar as condições de vida da população de baixa renda, a desenvolver socialmente as pessoas que recebem auxílio do governo para a sua emancipação, qualificação e inclusão no mercado de trabalho.

Tanto o setor público como o privado podem participar do programa e contribuir para a inclusão produtiva dos inscritos no cadastro único e dos beneficiários do Bolsa Família. Podem participar empresas, sindicatos, organizações, associações e entidades em geral.

Bancos parceiros

Os bancos parceiros são instituições que auxiliam as pessoas que estão participando do programa Progredir para incluí-las financeiramente no empreendedorismo e como orientação para o mercado de trabalho.

As instituições financeiras também estarão disponíveis para a possibilidade de microcrédito para investimento nos negócios profissionais das famílias participantes. Os bancos são para fortalecer os negócios e o micro empreendedorismo.

Programa Progredir – Carteira Assinada

Caso você comece a fazer parte do programa Progredir e consiga um trabalho com carteira assinada aumentando a sua renda, você não será excluído imediatamente do Bolsa Família. De acordo com o Ministério, os beneficiários que alcançarem renda de no mínimo dois salários mínimos continuarão a receber o benefício por no mínimo dois anos.

O Progredir é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem apoio dos ministérios do Trabalho, de Ciência, da Educação, Tecnologia, do Comércio Exterior, da Indústria e das Inovações e Comunicações. Além desses ministérios, o projeto envolve bancos, como o Banco do Nordeste, Banco Central, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Inscrições Programa Progredir

Inscrição programa progredirOs interessados podem acessar o site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social mds.gov.br/assuntos/progredir e preencher o formulário de cadastro. Depois da inscrição o usuário terá acesso a todas as ferramentas do programa. O portal disponibiliza diversos recursos, como por exemplo, uma ferramenta para elaborar currículo, cursos online, oficinas de educação financeira e encaminhamento para empresas parceiras com vagas abertas.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.