Pente Fino INSS 2019 – Se você acompanha os noticiários com frequência sabe quantas propostas e mudanças o Governo Federal vem realizando em diversos setores. Na Previdência Social, nem se fale!

Recentemente foi anunciado que o presidente da República, Michel Temer, propôs algumas mudanças referentes as regras para a concessão de benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O chamado pente fino INSS 2019 nada mais é do que uma operação que visa analisar de forma cuidadosa e profunda os benefícios concedidos e verificar se os beneficiários realmente têm direito a receber.

Pente Fino INSS 2019

Pente Fino INSS 2019

Desta forma, todos aqueles que recebem benefícios do INSS devem ficar atentos quanto ao comunicado do Governo Federal, pois se não atenderem corretamente as regras poderão ter os seus benefícios suspensos como sinal de algum tipo de irregularidade. Veja a seguir todos os detalhes sobre esse assunto polêmico.

Veja também:


Quem é Chamado para o Pente Fino do INSS

Milhares de brasileiros estão preocupados com a notícia amplamente divulgada do Pente Fino no INSS 2019. Aqueles que recebem benefícios como a aposentadoria por invalidez ou então o auxílio-doença pelo período igual ou superior a dois anos sem ter feito nenhuma avaliação médica devem ficar atentos, pois a qualquer momento poderão ser convocados a realizarem uma perícia.

Para se ter ideia, estima-se que até o presente momento devem ser convocados mais de 530 mil beneficiários que recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão de aposentados por invalidez.

Quem é Chamado para Pente Fino INSS

Quem é Chamado para Pente Fino INSS


Lista do Pente Fino INSS

Se você se enquadra em alguma dessas situações deve conferir a lista que foi preparada pelo Governo Federal, publicada no Diário Oficial da União e disponibilizada no site do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) que você pode acessar aqui:

(http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2019/abril/governo-convoca-59-mil-segurados-para-revisao-de-beneficios-do-inss).

Vale lembrar que esta lista conta com o nome de todos os beneficiários brasileiros separados por estado junto com os seus respectivos números de benefício do INSS. Procure observa-la com atenção para ter certeza que o seu nome não se encontra nela.

Lista Pente Fino INSS

Lista Pente Fino INSS

Por ora, o comunicado em que o INSS solicitará ao beneficiário o seu devido comparecimento a perícia médica é efetuado por meio de carta oficial. Ao receber a carta você deverá ligar para a central de atendimento do INSS no número 135 e fazer o agendamento da sua perícia.


Como Agendar Perícia no INSS

Para fazer a perícia médica no INSS é preciso agendar um horário, cujo procedimento pode ser realizado pela internet. Para isso você deverá seguir estes procedimentos:

Leia atentamente todas as informações que encontrar durante o preenchimento do formulário, inclusive os documentos que deverá levar no dia da perícia. Além disso, observe se a data, local e horário do agendamento é o melhor para o seu comparecimento, caso contrário, é melhor cancelar a solicitação e fazer outra em uma nova oportunidade.


Agendar perícia no INSS pelo portal MEU INSS 2019

Além disso, você pode também acessar o portal Meu INSS. Em ambos os sites você poderá realizar os processos de agendamento de forma simples, prática e fácil deixando para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS somente no dia da perícia.

  • Para solicitar, clique diretamente neste link (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/agenda/infoDados).
  • Na lateral esquerda da sua tela você encontrará vários serviços disponíveis ao cidadão, entre eles, o de Agendamento de Perícia.
  • Basta clicar sobre ele e seguir todas as orientações apresentadas na tela.

 

Alternativas como essa foram criadas com o intuito de facilitar a vida tanto dos funcionários do INSS como principalmente dos cidadãos, pois a partir de tal iniciativa o Governo Federal e a Previdência Social conseguiram desafogar o grande número de pessoas que esperavam por horas o atendimento presencial.

Além destes sites, você também pode contar com o auxílio do telefone. Por meio do número 135 você liga e fala com um atendente da Central de Atendimento do INSS que irá te auxiliar em diversos serviços e esclarecer as dúvidas que tiver sobre algum assunto importante da Previdência.

Caso goste desta opção te indico separar toda a sua documentação antes de ligar para o 135, pois o atendente lhe fará várias perguntas para confirmar os seus dados e garantir a sua segurança, certo?

Fique atualizado. Nos siga nas redes sociais. Até o próximo post.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...