O Passe Livre Estudantil 2018 é o nome dado a um importante benefício concedido a milhares de estudantes de diversos estados brasileiros pelo Governo Federal e o seu custeio é de responsabilidade dos governos estaduais, para auxilia-los na melhor condução entre as suas residências e as escolas onde se encontram devidamente matriculados.

De certa forma, o Passe Estudantil é um mecanismo de incentivo, uma vez que muitos estudantes acabam perdendo o estímulo pelos estudos devido aos gastos com o transporte, o que pode pesar bastante no fim de cada mês.

Como todo programa, o Passe Livre Estudantil 2018 possui regras e direcionamentos para que possa atender cada vez mais e melhor quem realmente precisa. Confira a seguir todos os detalhes sobre este assunto.

Passe Livre Estudantil 2018

Passe Livre Estudantil 2018


Requisitos para o Passe Livre Estudantil

Os requisitos do programa Passe Livre Estudantil devem ser atentamente observados. Ainda que sejam considerados simples o mesmo tem o intuito de permitir a parcela de estudantes mais necessitada a melhor e mais confortável locomoção de ônibus ou metrô que faz o trajeto entre sua casa e a instituição de ensino em que estuda. Os critérios são os que se seguem:

  • Ser estudante de uma instituição pertencente a rede pública de ensino e cursar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio
  • Ser estudante matriculado em uma instituição de ensino em que estuda um curso técnico ou o ensino superior e comprovar a renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo.
  • Ser bolsista do programa PROUNI.
  • Caso você se enquadre em uma dessas regras poderá solicitar o seu benefício.

Saiba mais: Com a carteira de estudante, o mesmo pode se beneficiar de diversos descontos e vantagens, além de passagens gratuitas.


Cadastro Passe Livre Estudantil

Para ter direito ao Passe Livre Estudantil 2018 é preciso realizar um cadastro, cujo procedimento pode variar de um estado para outro. Dependendo da sua região poderá ser preciso se apresentar pessoalmente ao local de cadastro durante um determinado prazo para apresentar toda a documentação necessária.

Já em outros lugares, o procedimento poderá ser realizado primeiramente na internet e consequentemente de forma presencial no órgão responsável. Sendo assim, não há como especificar aqui por cada região, pelo contrário, o melhor e mais recomendável é que você procure em sua cidade o órgão responsável pelo atendimento para saber qual é o procedimento adotado.

Caso fique em dúvida e não sabe por onde começar, a minha dica é pesquisar na Secretaria de Educação do seu município ou na sua própria escola, assim como na empresa de ônibus da sua cidade, uma vez que os procedimentos são realizados por alguma delas.

Cadastro Passe Livre Estudantil

Cadastro Passe Livre Estudantil

 

Veja também:


Quais São os Estados que Possuem o Passe Livre Estudantil?

A título de curiosidade, o Passe Livre Estudantil pode ser encontrado em alguns estados brasileiros como estes:

  • Rio Grande do Sul
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pernambuco.


Documentos Exigidos para o Cadastro do Passe Livre Estudantil

Ainda de forma geral, alguns dos documentos mais exigidos para se fazer o cadastro no Passe Livre Estudantil 2018 são os listados abaixo:

  • Documento de Identificação: RG e CPF (tanto as cópias quanto os originais)
  • Requisição preenchida (disponibilizada no site do programa ou no local do cadastro)
  • Comprovante de Matrícula
  • Comprovante de Residência
  • Foto 3 x 4 recente.

Como este quesito pode variar de estado para estado reforço minha recomendação a você: Procure saber com antecedência na sua região quais são os documentos exigidos para apresenta-los pessoalmente no dia da realização do cadastro.


Algumas Dicas Importantes Sobre o Passe Livre Estudantil

Geralmente, o Passe Livre Estudantil é confeccionado em forma de um cartão recarregável que é apresentado ao cobrador ou o sistema de validação de passagens dos veículos de transporte público.

Para o bom uso e manutenção do beneficio procure utiliza-lo somente para o seu deslocamento da sua casa até a escola e vice-versa. De acordo com a Lei do Passe Livre Estudantil (lei nº 4.462/ 2010) a gratuidade concedida no Passe Livre Estudantil 2018 compreende apenas os trajetos entre: casa, escola e casa ou casa, escola, estágio e casa.

Assim como qualquer outro cartão, o do Passe Livre Estudantil 2018 é de uso pessoal e intransferível. Caso o empreste alguém poderá correr o risco de ter o seu benefício bloqueado ou suspenso. Fique atento!

E aí, gostou deste artigo? Curta e o compartilhe nas suas redes sociais.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...