Atribuído aos cidadãos que recebem algum benefício providenciado pelo Governo Federal, o Número de Identificação Social (NIS) constitui uma das informações mais importantes para a realização de saques dos benefícios e regularização de outros processos importantes.

Consulta NIS

Consulta NIS

O Que é NIS

O Número de Identificação Social (NIS) é uma informação usada pelo Governo para a identificação dos indivíduos que estão usufruído de algum benefício social.

Este número é atribuído quando é realizado o cadastro na Caixa Econômica Federal, cadastro este que é responsável pela inclusão em vários programas oferecidos pelo governo Federal, como é o caso do Bolsa Família 2019 e do Minha Casa Minha Vida 2019.

Cadastro NIS

Quem deve realizar o cadastro NIS não é o indivíduo, mas sim a empresa ou órgão que concebe o benefício, porém vale deixar claro que o gerenciamento das informações da conta após o cadastro NIS, fica por conta do beneficiado.

Para realizar o cadastramento, o empregador deverá portar um certificado digital e já ter o funcionário que realizará o cadastro em representação da pessoa jurídica devidamente habilitado para poder acessar o sistema online de cadastro.

>>> Confira o passo a passo de como fazer o cadastro NIS 2019, logo abaixo:

  • Entre no site da CAIXA por este link – http://www.caixa.gov.br/;
  • Na aba “Empresas”, clique na opção “Cadastramento NIS”;
  • Prossiga informando o seu Certificado Digital e os Dados do Trabalhador;
  • Finalizado este processo, o número NIS do Colaborador será emitido em seguida.

Número de Identificação Social –  NIS

Ter o número do NIS sempre ao seu alcance é muito importante, visto que ele é exigido em várias situações que envolvem os benefícios oferecidos pelo governo federal.

A boa notícia é que em alguns casos você não terá que dar muitas voltas para obter esse dado, pois ele pode ser verificado nos documentos dos benefícios, nomeadamente, no cartão do Bolsa Família, Carteira de Trabalho e Cartão do Cidadão.

Consulta NIS

Além dos meios citados acima, o cidadão que não tiver ao seu alcance os documentos que facultam o número do NIS, também poderá fazer essa consulta de outras formas.

Consultar o Número do NIS Online

O processo que permite a consulta do Número do NIS por via da internet é bem descomplicado, sendo que basicamente você terá que seguir o seguinte passo a passo para realizar essa verificação com sucesso:

  • Entre no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) por meio deste link – https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml;
  • Dentro da página, vá na aba “Inscrição” e clique em “Filiado”;

    Consulta CNIS

    Consulta CNIS

  • Uma nova tela com um formulário será exibida, nela informe todos os dados requisitados nos campos obrigatórios (nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento);
  • Em seguida preencha pelo menos um dos campos não obrigatórios e clique em “Continuar”;
  • Se todas as informações entradas estiverem corretas, em seguida o site exibirá uma mensagem de erro contendo o seu número de NIS.

    Consulta pelo Número do CNIS

    Consulta pelo Número do CNIS

Consultar NIS pelo CPF

Em caso de impossibilidade de realização da verificação do número do NIS por meio da Internet, o beneficiado também poderá conferir esse dado recorrendo a consulta NIS pelo CPF, que é feita por via do telefone 0800 726 0505 0800 da Caixa de atendimento ao cidadão.

Além de realizar a verificação do número do NIS, está linha telefônica também possibilita a consulta de informações relacionadas aos benefícios sociais, sendo possível saber o saldo do Programa Bolsa Família por exemplo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...