Representando um auxílio financeiro disponibilizado ao trabalhador brasileiro, o FGTS é normalmente liberado em situação de demissão sem justa causa ou até mesmo para o financiamento imobiliário, porém no caso do FGTS Retido é preciso verificar algumas condições especiais para poder ter acesso ao valor deste fundo.

Não deixe de saber quem tem direito ao FGTS retido e como você pode realizar o saque do mesmo, já nos próximos tópicos deste post.

FGTS Retido

FGTS Retido

O que é FGTS Retido

Para entender perfeitamente o que é FGTS Retido, é importante esclarecer primeiramente o conceito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), sendo que de um modo generalizado, o FGTS é um fundo vinculado ao trabalhador que fica ativo pelo depósito mensal de 8% do salário do empregado.

Sendo assim, o FGTS retido, ou melhor, a inatividade da conta, verifica-se quando o empregado por alguma razão para de efetuar o pagamento mensal devido a este fundo por um período de no mínimo 3 anos.

Este fenômeno do FGTS Retido costuma a ocorrer principalmente quando o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, visto que nesse tipo de situação, o empregado estará em busca de emprego, ou seja, ele não estará efetuando o pagamento dos 8% do salário exigidos mensalmente pelo FGTS.

A boa notícia é que por via das iniciativas tomadas pelo governo em 2016 em prol do crescimento econômico do país, o saque do FGTS Retido passou a ser liberado.


Quem tem Direito ao FGTS Retido

No âmbito nas iniciativas levadas a cabo para estimular a economia no Brasil (MP 763/16), foi definido que somente terá direito de realizar o saque do FGTS retido o trabalhador que tenha exercido a sua atividade e demitido/pedido demissão com justa causa até 31 de Dezembro de 2015.

Vale salientar que não poderão realizar o levantamento do valor do FGTS inativo todos os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos com justa causa a partir de janeiro de 2016.


Como Sacar o FGTS Retido

O levantamento do FGTS retido pode ser efetuado de formas distintas, sendo que em vez de fazer o saque desta quantia em espécie, o beneficiado também pode usar o fundo como meio de pagamento de um empréstimo ou até mesmo para financiar a compra de material de construção no Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Quem quiser realizar o saque do valor em espécie, a Caixa Econômica Federal apresenta o Internet Banking que pode ser usado para o levantamento deste fundo – Veja como você pode ter acesso ao valor do seu FGTS Retido online, logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Internet Banking da Caixa Econômica Federal usando o link – https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/#!nb/login;
  • Informe os dados de acesso à sua conta da Caixa;
  • Na próxima página clique na opção “FGTS e Serviços do Cidadão”;
  • Em seguida selecione a opção “FGTS”;
  • Siga em frente clicando em “Contas Inativas –MP 763/16” para poder
  • autorizar o crédito do valor do FGTS Retido na sua conta.
Como sacar o FGTS Retido

Como sacar o FGTS Retido

 

Para quem não possui uma conta na Caixa, também é possível realizar o saque deste valor diretamente numa agência da caixa, casa lotérica ou até mesmo em Terminais de Autoatendimento da Caixa.


Como Consultar o FGTS Retido

A consulta do saldo disponível na conta do FGTS é bem simples, sendo que basicamente o empregado somente precisa de ter um dispositivo capaz de se conectar à internet e seguir detalhadamente o procedimento explicitado, logo abaixo:

  • Acesse o site oficial da Caixa usando este LINK;
  • Com a página carregada informe o seu NIS (PIS/PASEP);
  • Em seguida digite a sua senha Internet e autentique o recaptcha. Para quem não tiver uma senha, será necessário cadastrar uma clicando em “CADASTRAR SENHA”;
  • Feito isso, basta clicar em “OK” que na próxima página já será possível conferir o extrato FGTS.
Consulta Saldo Fundo de Garantia

Consulta Saldo Fundo de Garantia


 

Calendário do FGTS

Para poder realizar o saque do FGTS, o trabalhador precisa ficar atento ao calendário do FGTS Retido, pois é justamente por meio dele que é feita a distribuição das datas alocadas ao saque deste valor por cada um dos beneficiários do mesmo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...