EXTRATO FGTS 2018 → Como Consultar Saldo FGTS 【NA HORA!!!】



O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS é um direito trabalhista assegurado na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi uma criação do governo federal para dar uma maior segurança a quem foi demitido de uma empresa sem justa causa. É importante o trabalhador estar atento ao extrato FGTS 2018, afinal o valor é pago mensalmente pela empresa e o empregado não é informado pela empresa sobre os valores. No texto abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o extrato FGTS 2018.

O trabalhador pode retirar o extrato do seu FGTS para saber qual é o saldo do seu Fundo e quanto receberá caso seja demitido sem justa causa.

Extrato FGTS 2018

Extrato FGTS 2018

Hoje, com a ajuda da internet, ficou muito mais fácil resolver as suas pendências sem sair de casa. Você pode consultar o extrato FGTS 2018 sem sair de casa! O procedimento é muito mais cômodo do que o deslocamento até uma agência da Caixa Econômica Federal.


 

Quem tem direito ao FGTS?

Antes de explicar como tirar o extrato FGTS 2018 pela internet ou pelo telefone, é importante saber quem tem direto ao FGTS. A maioria dos trabalhadores formais do Brasil tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, desde que se enquadre nos requisitos a seguir:

Quem tem direito:

  • Trabalhadores Urbanos e Rurais, desde que tenha trabalhado na formalidade, com carteira assinada;
  • Diretor de pessoa jurídica que pertença ao quadro pessoal da empresa (apenas em casos em que trabalhe em regime equiparado ao de empregado);
  • Trabalhadores avulsos (c0mo estivadores, vigias portuários, conferentes, etc.);
  • Empregados domésticos cujo empregador pessoal tenha optado por recolher o FGTS pelo e-Social.

Quem não tem direito:

  • Trabalhadores autônomos;
  • Trabalhadores informais;
  • Trabalhadores eventuais, que trabalhem em serviços provisórios, em atividades que não sejam ligadas à atividade principal do empregador;
  • Servidores públicos (civís e militares).

Como consultar o Extrato FGTS 2018

A consulta ao extrato FGTS 2018 pode ser feita de maneira bem simples e rápida. O trabalhador dispõe de 4 maneiras de fazer essa consulta:

  • Consultando diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • Consultando o extrato do FGTS pela internet;
  • Consultando o extrato do FGTS por mensagem de texto.
  • Pela central de atendimento da Caixa, por telefone

Consulta Extrato FGTS pela Internet

Para maior comodidade e facilidade ao trabalhador, a Caixa disponibilizou em seu site uma consulta rápida, fácil e totalmente online. Você pode consultar seu saldo do fundo de garantia sem precisar sair de casa, a realização da consulta ao extrato do FGTS. Através do serviço disponibilizado pela CEF, o cidadão poderá conferir o  saldo total da sua conta, e o detalhamento dos pagamentos do Fundo. Veja como:

  • Acesse o Portal do FGTS no site da Caixa Econômica Federal, nesse link;
  • Digite o número do PIS/PASEP, presente no seu Cartão Cidadão;
  • Digite a senha da internet;
  • Clique na caixa “Não sou um robô”;
  • Confirme clicando em OK.

ATENÇÃO: Se esse for o seu primeiro acesso, é preciso cadastrar e criar uma senha de acesso ao portal. O passo a passo é muito simples.

Consulta Extrato FGTS

Consulta Extrato FGTS

Através do Portal, além de ter acesso ao extrato FGTS 2018, o empregado também pode consultar o seu PIS, Bolsa Família 2018, dentre outros benefícios.

Consultar Extrato FGTS pelo telefone

Você também poderá consultar o saldo do seu fundo de garantia pelo telefone.

Para emitir o extrato FGTS 2018, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800-726-0207. O atendimento funciona de segunda à sexta feira, das 08h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. A ligação é gratuita, e pode ser feita tanto pelo telefone fixo quando pelo celular.

Consultar Extrato FGTS nas agências

Em caso o trabalhador não tenha acesso a internet, ou ao telefone, resta consultar o extrato o fundo de garantia 2018 em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Basta ir a uma agência da caixa ou lotérica, portando seu cartão cidadão e um documento de identidade com foto, e solicitar o saldo do benefício. Será necessário digitar a senha do cartão cidadão.

 

Mensagens via Celular

Outra opção para receber o extrato do fundo é através do serviço de mensagens de texto do Ministério do Trabalho. Para isso, você só precisa do número do NIS (PIS/PASEP), e da senha da internet ou da senha cidadão.

Extrato FGTS por SMS

Extrato FGTS por SMS

Depois de cadastrado, o trabalhador receberá uma mensagem de texto toda vez que receber um depósito na sua conta do FGTS. A mensagem contém o valor do depósito, e o saldo atual da conta do fundo.

Para aderir o serviço existem duas formas:

  1. Solicitando a ativação pelo internet banking da Caixa Econômica Federal;
  2. Solicitando a ativação do serviço em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Mesmo optando pelo serviço de mensagens de texto, o usuário ainda vai receber anualmente pelos correios o extrato anual consolidado do fundo de garantia.


Como consultar o Extrato FGTS pelo CPF

Se você não tem o seu número do PIS e quer consultar seu extrato do FGTS pelo seu CPF, também é muito simples. Basta ligar para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207 e seguir as instruções da chamada.

Em um dado momento a ligação irá pedir o seu número do CPF, basta informar e logo em seguida você já terá informações detalhadas do seu Fundo de Garantia.


Aplicativo Extrato FGTS

Para ainda maior comodidade do trabalhador, a Caixa Econômica Federal criou um aplicativo para celular para que o empregado tenha acesso de forma ainda mais fácil de informações do seu FGTS e até mesmo de outros benefícios de seu interesse.

O trabalhador pode baixar em seu celular, através da sua lojinha virtual de aplicativos do smartphone, o app chamado FGTS Trabalhador. Por lá o empregado pode consultar o seu saldo do FGTS a qualquer hora e de qualquer lugar, sem qualquer tipo de burocracia.

O empregado ainda pode visualizar o extrato do seu FGTS em PDF e pode salvar o arquivo no seu celular, acessando de forma ainda mais fácil. Pode também enviar por e-mail.


Consultar FGTS pelo Cartão Cidadão

O trabalhador que possuir o cartão cidadão também pode consultar o seu saldo do FGTS de maneira muito fácil. Basta ir até uma agência e no caixa eletrônico obter as informações sem precisar enfrentar filas. Com o cartão cidadão e senha, o empregado também pode sacar seu valor do FGTS caso tenha sido demitido sem justa causa.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.