A escolha do presidente, deputados, entre outros representantes do povo, é bastante importante para que um país continue funcionando. Por isso, neste ano todos os cidadãos brasileiros deverão se dirigir as urnas de voto para escolher o seu candidato preferido nas eleições 2018.

Então, não deixe de saber como as eleições 2018 vão decorrer, e continue lendo este post!

Eleições 2018

Eleições 2018


Eleições 2018

Para este período eleitoral, todo o cidadão brasileiro que completar 16 anos até a data das eleições 2018 marcado o primeiro turno das eleições, poderá expressar a sua preferência entre os candidatos as eleições.

Porém é importante ter em conta que para poder votar, é também necessário ser portador do título de eleitor, que é fornecido durante o alistamento eleitoral.

Salientando que para pessoas com idade entre 16 e 17 anos não é obrigatório votar, sendo que segundo a Constituição Federal, a obrigação de voto aplica-se somente a maiores de 18 anos.


Cargos Eleições 2018

Nas eleições gerais do ano de 2018 serão eleitas várias personalidades para ocuparem diversos cargos do governo, sendo que estão em jogo os seguintes cargos:

  • Presidente – Para a escolha do candidato que representará o país no mundo durante 4 anos, será usado um sistema de voto majoritário, ou seja, o candidato que apresentar maior número de votos (sem contagem dos votos brancos e nulos), será automaticamente eleito juntamente com o seu vice.
  • Governador – responsável pela execução e tomada de decisões governamentais, a eleição do governador para cada um dos estados brasileiros também é feita segundo o sistema majoritário. O mandato para esse cargo é de 8 anos, sendo que para a escolha e renovação dos 81 governadores do país, são realizadas eleições de 4 em quatro anos, onde na primeira eleição são eleitos 27 governadores e na segunda mais 54 (este é um número de vagas disponíveis para esse cargo nas eleições 2018).
  • Deputado Federal – para a eleição dos deputados é usado o sistema proporcional de lista aberta, segundo o qual a atribuição das cadeiras é feita tendo-se em conta os partidos ou coligações políticas que tiverem mais votos e as vagas disponíveis para o cargo. Sendo assim, o partido que tiver mais votos conseguirá mais cadeiras para o cargo de deputado federal.
  • Deputado Estadual ou Federal – representando o povo nas assembleias legislativas, o deputado estadual também é eleito segundo o sistema proporcional, do mesmo jeito que os deputados federais.


Data das Eleições 2018

A agenda das eleições 2018 já foi divulgada, sendo que os partidos deverão iniciar a propaganda no dia 16 de Agosto e finalizar no dia 06 de outubro, isso para o primeiro turno.

Agora, para a propaganda gratuita dos partidos via rádio e televisão, foi marcada a data de 31 de Agosto para início. Essa divulgação irá alastrar-se até 04 de outubro, e depois disso aconteceram as eleições do primeiro turno no dia 07 de Outubro de 2018.


Candidatos a Presidente 2018

Nas eleições 2018 estarão concorrendo para o cargo de presidente, as seguintes personalidades:

Jair Bolsonaro (PSL): Tendo se filiado ao PSL recentemente, Bolsonaro é um pré-candidato as eleições 2018 que carrega bandeiras um tanto que polêmicas.

O deputado Bolsonaro é a favor da ampliação do acesso a armas e a criação de um estado cristão.

Joaquim Barbosa (PSB): Conhecido principalmente pelo seu papel importantíssimo no julgamento da Ação Penal 470, Barbosa foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o período que compreende entre o ano de 2003 a 2014.

Henrique Meirelles e Michel Temer (MDB): atuando como Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles aderiu em abril passado ao MDB, tornando-se na melhor opção deste partido para concorrer às eleições presidenciais juntamente com Michel Temer.

Marina Silva (Rede Sustentabilidade): participando na disputa pelo cargo de presidente pela terceira vez, a ex-senadora defende a guarnição da ética, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o ex-presidente Lula da Silva, que foi condenado em virtude da operação Lava Jato, é a opção mais viável do partido PT para disputar as eleições de 2018 pelo cargo de presidente.

Lembrando que por conta da sua prisão, o petista teoricamente não pode ser eleito, porém isso só será decidido pela justiça eleitoral após confirmação da sua candidatura.

Geraldo Alckmin (PSDB): com candidatura confirmada, Geraldo Alckmin é o candidato oficial do PSDB as eleições presidenciais de 2018. Em seus discursos, o político promete alavancar a economia brasileira e diminuir a burocratização.


Segundo Turno Eleições 2018 – Como Funciona?

O segundo turno das eleições só se verificará caso nenhum dos candidatos consiga atingir mais de 50% dos votos válidos, isso no primeiro turno eleitoral.

Lembrando que este processo terá lugar somente nos municípios que apresentarem mais de 200 mil habitantes.

Para as eleições 2018, a data para o segundo turno foi marcada para 28 de Outubro.


Pesquisas Eleitorais Presidente 2018

Segundo dados publicados recentemente pelo Instituto de pesquisas Datafolha, o candidato que está no topo da lista da intenção de voto para presidente da república, é o ex-presidente Lula, que conta com 31% da preferência dos brasileiros. Seguindo o petista, vem Bolsonaro apresentando 15% da intenção de voto.

Além desses 2 candidatos, outros como a ex-senadora Marina Silva (10%) e Joaquim Barbosa (8%), vem ganhado o carinho do povo brasileiro e subindo na preferência a presidente.

Salientando apenas que em caso de não participação do petista, outro cenário se instala, e nele Bolsonaro disputa diretamente o cargo de presidente com Marina.


Como Votar em Branco

Quando o eleitor decide não eleger ninguém, ele deve votar em branco, dessa forma, o seu voto não entra para a contagem do resultado das eleições, diferentemente do voto nulo.

Para votar em branco, você deve ir até seu local de votação e no momento do voto, clicar no botão “Branco” disponível na urna. Pronto! Assim, seu voto não será computado.


Como Votar Nulo

No caso do voto nulo, o seu voto é computado como “Número errado – voto nulo”, no entanto, o voto nulo é considerado inválido nas eleições e não é contabilizado junto aos votos válidos.

Ao votar nulo você está querendo demonstrar insatisfação com os candidatos e partidos que concorrem as eleições 2018, e assim, preferem não votar em ninguém. Abaixo você poderá entender melhor como votar nulo:

Para isso, você deve ir até seu terminal de votação e no momento do voto, digitar um número que não corresponda a nenhum partido político, nem candidato, como por exemplo “0000” e clicar “confirmar”, assim, o sistema não reconhecerá o seu voto.


Apuração Eleições 2018

A apuração ou contagem dos votos será feita pelas juntas apuradoras das zonas eleitorais, sendo que o resultado obtido nas juntas será remetido aos tribunais regionais eleitoras dos estados ou do distrito federal, para que seja feita a totalização dos votos auferidos por cada candidato.

Frisando que a apuração dos resultados finais referentes a eleição do presidente e vice-presidente da república compete ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Resultado das Eleições 2018

Após a contagem final dos votos, o TSE terá até 3 dias para apresentar os resultados finais das eleições 2018 no seu site, e pelo fato da contagem dos votos ser automática, a divulgação dos resultados finais das eleições é normalmente feita sem atrasos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...