Buscando promover o acesso ao ensino para todas as faixas etárias, o Ministério da Educação apresenta a prova EJA 2018, que possibilita a obtenção da certificação no ensino fundamental e médio pelos jovens e adultos.

Então, se você está buscando por uma oportunidade de concluir os seus estudos num sistema bem simplificado e acessível, não deixe de saber o que é, como funciona, como fazer a inscrição e muitos outros aspetos sobre o EJA 2018.

Eja 2018

Eja 2018


O que é EJA

O Educação Jovens e Adultos, ou simplesmente EJA, é um programa que tem como objetivo permitir a quem por algum motivo não conseguiu estudar no passado, que obtenha a sua certificação no ensino fundamental e médio.

Substituindo o antigo supletivo, esta modalidade de ensino permite que o jovem e adulto brasileiro consiga uma das certificações mais importantes para a sua formação profissional.

Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos


Como Funciona o EJA

O EJA é oferecido gratuitamente em todas as escolas municipais e estaduais, e o período para a decorrência das aulas nesse programa de ensino, está definido para o curso noturno.

Sendo que para participar no Educação de Jovens e Adultos, o candidato deve ter no mínimo 15 anos de idade completos até a data da realização da prova.

Agora, para se candidatar a realização da prova do ensino médio, o estudante deve ter no mínimo 18 anos de idade.


Inscrições EJA 2018

O EJA é responsabilidade de cada estado brasileiro, por isso o processo de inscrição e os requisitos não são os mesmos para todas as regiões do país.

Mas no que diz respeito a documentação requisitada na inscrição, tudo se resume a um documento de identificação e o histórico escolar do aluno, que será usado para efeitos de comprovação do nível de estudo do candidato.

Sendo assim, é importante consultar a escola do seu estado para obter informações mais detalhadas acerca de todo o processo de inscrição.

Mas apesar dessa diferenciação no modo de inscrição, a duração do estudo para obtenção dos níveis de ensino disponibilizados pelo EJA, é o mesmo em todos os estados, sendo 4 anos para o ensino médio e 1 ano, em média, para o ensino fundamental.

Confira também:


EJA Supletivo

Uma forma de garantir a obtenção da sua certificação, é pela realização do download da prova exame supletivo e usá-la para se preparar para o EJA supletivo, pois isso aumenta o seu conhecimento.

EJA Ensino médio: não é somente a prova do Encceja 2018 que garante a obtenção da certificação no ensino médio, sendo que com o EJA Ensino Médio também é possível ter o seu certificado nesse nível de ensino.


EJA a Distância

Para quem não tem muito tempo para dirigir-se a uma instituição de ensino, o EJA a distância é uma ótima opção, pois nesta modalidade você pode estudar em casa e comparecer a escola apenas para realizar o provão.

Por isso, se você não tem muito tempo ou mora longe da escola, não deixe de aproveitar esse meio de estudo para conseguir a sua certificação no ensino médio e fundamental.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...