Consultar NIS – Quem recebe benefícios sociais como Bolsa Família precisa estar em dia com suas consultas trabalhistas e por isso, deve estar com o seu número NIS sempre em local de fácil acesso.

Toda vez que o cidadão precisa consultar algum benefício ou até mesmo sacá-los, é preciso do seu número NIS, ele é como uma segunda identidade do trabalhador brasileiro.

Consultar NIS

Consultar NIS


O que é o Número do NIS

O número NIS também é conhecido como identificação social. Ele é encontrado na carteira de trabalho, no Cartão Cidadão e também no cartão do Bolsa Família do beneficiário.

Com o NIS o cidadão pode consultar todos os seus benefícios sociais e trabalhistas, abono salarial, informações sobre sua previdência social, para dar entrada ao seguro desemprego, dentre outras questões importantes.


Cadastro NIS

Se o cidadão ainda não tem um número do NIS, ele pode ser feito no órgão regional do Ministério do Trabalho ou na Caixa Econômica Federal. O número do NIS será gerado a primeira vez quando o trabalhador fizer a sua primeira carteira de trabalho.

Antes de consultar o Extrato INSS é preciso realizar o cadastro no site de serviços do INSS, para isso:

  • Acesse esse link: https://meu.inss.gov.br/
  • Quando abrir a nova página você deve clicar em “Login”
  • Em seguida, clique em “Primeiro Acesso”

  • Depois de preencher todos os dados, clique em “Não sou um robô” e em “Próximo”. Se todas as informações estiverem corretas você será redirecionado para a próxima página.

Consultar o Número do NIS Online

O cidadão que não sabe o seu número do NIS e está sem sua carteira de trabalho, pode fazer a sua consulta para descobrir através do telefone ou internet.

O meio mais fácil para o cidadão conseguir a informação é pela internet. Você irá descobrir de forma muito rápida, em poucos minutos você terá o número do seu NIS.

  • Se você quer recuperar o número do seu NIS, entre no site oficial da Previdência Social;
  • Preencha todos os dados solicitados, alguns deles são digitar o nome completo, nome completo da mãe, documentos oficiais RG e CPF, e-mail, dentre outras informações importantes;
  • Depois de adicionar todos os dados exigidos pelo portal da Previdência, automaticamente o site já fornece o número do NIS do cidadão.

Viu como é fácil conseguir o seu NIS? Dessa maneira você consegue a informação de maneira muito ágil, fácil e simples.

Se você quiser outra forma de conseguir descobrir o número, entre em contato com a Caixa Econômica Federal e solicite a informação. Tenha todos os seus dados em mãos para isso.


Consultar NIS pelo CPF

Se você quiser consultar o seu NIS através do seu CPF, você também pode. É fácil também! Entre no site do Dataprev, que é da Previdência Social. Para isso basta seguir os seguintes passos que vamos relatar a seguir:

  • Acesse o portal oficial da Dataprev clicando aqui;
  • A partir daí, assim que abrir a página, clique no local escrito “inscrição”;
  • Abrindo a aba, digite informações com seu nome completo, nome da sua mãe e o seu número de CPF;
  • Logo em seguida o site já irá demonstrar o seu número do NIS.

Consultar NIS Bolsa Família

Também é possível descobrir o NIS Bolsa Família para quem está com a carteira de trabalho. O número está localizado na primeira página do documento, é um número que tem dez a onze dígitos antes do seu nome.

É muito fácil localizar o seu NIS não é? Ele também é conhecido como PIS/PASEP. Ele fica em um local de fácil acesso para que tanto o cidadão quanto o governo tenham facilidades para consulta.

Onde Encontrar o Número do NIS

Cartão do Bolsa Família

O número do NIS vem impresso no Cartão do Bolsa Família, sendo possível utiliza-lo para outros benefícios.

No entanto, se você quiser consultar informações sobre outras pessoas, terá que utilizar outro método, pois através do cartão Bolsa Família só é possível para o responsável da família, o qual possui seu nome no cartão.

Cartão Cidadão

Normalmente o número do Cartão Cidadão é o mesmo do PIS, por isso, essa é uma boa opção de consulta do seu NIS.

No entanto, é preciso conferir se os dois representam o mesmo número. Em alguns casos os dois números não correspondem.

Carteira de Trabalho

O número do PIS já vem disponível nas novas Carteira de Trabalho.

Se os dois números forem iguais, como dito acima, o número do NIS pode ser consultado através da CTPS quando você precisar usar qualquer benefício social.

Portal da Transparência – Consulta por Nome Completo

O Portal da Transparência, um programa do Governo Federal é uma das maneiras de consultar o seu número do PIS online. Para isso, é preciso apenas digitar o nome do titular do Bolsa Família.

Assim como em algumas das maneiras de consulta acima, através do Portal da Transparência só será possível consultar o número do responsável familiar.

Consulta Cidadão Caixa

Sempre pensando em facilitar a vida do cidadão, o Ministério do Desenvolvimento Social criou um site chamado “Consulta Cidadão”, no qual é possível consultar informações de pessoas que moram na mesma residência e isso de forma online.

Confira como ter acesso às informações:

  • Entre no site: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/;
  • Informe seu dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, munícipio e estado;
  • Preencha o CAPTCHA e clique em “Emitir”.

Depois de seguir o passo a passo acima você já poderá ver o seu número do NIS online. Se você quiser consultar o número do NIS de todos os moradores da residência basta realizar o mesmo processo mudando os dados.

  • Consulta Número do NIS para ID Jovem

Se você precisar do número do NIS para fazer o seu ID Jovem, pode acessar o site da Caixa, no qual é possível realizar a consulta.

Você só conseguirá utilizar a Identidade Jovem se o seu NIS puder ser consultado no site da Caixa, caso não seja possível, pode ser que o banco de dados ainda não tenha sido atualizado.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...