Consulta saldo FGTS – Extrato Fundo de Garantia



O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo e Serviço) é um dos vários e importantes programas trabalhistas que auxiliam os trabalhadores. Muitos deles aproveitam o seu saldo para realizarem o seu sonho de adquirir a casa própria já que a Caixa facilita o financiamento. Consultar o saldo ou tirar o extrato do FGTS é uma tarefa bem simples que você realiza aí mesmo em sua casa ou em qualquer lugar, ou seja, você pode conferir a conta através do acesso virtual. Se você não sabe como fazer, fique tranquilo que irei te mostrar a seguir como é simples e rápido. Você pode até mesmo consultar o Extrato Completo FGTS pela internet, sem nem precisar sair de casa!

Consulta Saldo FGTS

Consulta Saldo FGTS

E, como o FGTS possui rendimentos menor que a uma poupança é interessante que o trabalhador saque assim que possível o seu fundo de garantia caso esteja inativo, para usá-lo, ou colocá-lo em uma aplicação que renda mais, como a Poupança, ou caso esteja empregado, ficar o maior tempo possível empregado e se for demitido que ele não sofra uma justa causa, pois neste caso não terá direito a realização do saque.

Como consultar o saldo ou extrato do FGTS pela internet

Para conferir o seu saldo ou extrato você deverá acessar o site da Caixa e procurar, dentre as várias opções, “FGTS” ou então diretamente neste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS). Na nova janela, o sistema irá lhe pedir que informe os números do seu NIT (PIS/PASEP) e sua senha da internet. Depois é só clicar em “OK”.

Consulta Saldo Fundo de Garantia

Consulta Saldo Fundo de Garantia

* Caso não possua uma senha virtual é só clicar no botão “Cadastrar Senha” e seguir todos os procedimentos. E para quem possui a senha, mas acabou se esquecendo dela tem a chance de recupera-la através do botão “Esqueci Senha” ou se quiser trocar é só optar pelo botão “Trocar senha”.

Após a realização desse procedimento você adentrará a sua página exclusiva do sistema e lá terá duas opções para visualizar os dados de sua conta que são os seguintes: Extrato FGTS Simplificado e Extrato FGTS Completo.

É claro que essa segunda opção lhe fornecerá maiores detalhes, pois a mesma lhe apresenta as datas, os valores de todas as empresas que realizaram o pagamento do Fundo, ou seja, você encontrará todo o histórico de vida profissional!

Ainda na sua página exclusiva você encontrará alguns menus importantes para o acompanhamento do seu FGTS, os quais são:

  • Serviços no celular: Poderá cadastrar seu número para receber uma mensagem de SMS toda vez que seu FGTS for depositado;

Os dois tipos de extratos disponíveis;

  • Atualização de Endereço: A cada dois meses você receberá, pelos Correios, uma carta que lhe apresentará o extrato de sua conta e outros dados importantes;
  • Extrato por email: Você cadastra sua conta de email para receber as informações diretamente na sua caixa de entrada.

Calendário FGTS 2017

O Governo Federa anunciou recentemente a liberação do saldo FGTS para saque pelo trabalhador, porém o calendário de saque do fundo de garantia só deve ser liberado em Fevereiro de 2017. Terão direito a sacar o Fundo de Garantia todos os trabalhadores com conta inativa no Fundo de Garantia, ou seja, aqueles que não estão empregados com carteira assinada e não recebem há meses depósito do fundo de garantia em conta.

O saque do Fundo de Garantia poderá ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, posto de atendimento Caixa Aqui, ou lotérica, desde que o trabalhador tenha em mãos o cartão cidadão com a senha (a mesma cadastrada na ativação do seu cartão) e um documento de identificação.


Quem tem direito ao FGTS?

Os requisitos para se ter direito ao Fundo são os seguintes:

  • Trabalhadores que são devidamente registrados pela empresa, ou seja, funcionários que trabalham com a Carteira Assinada;
  • Trabalhadores temporários, rurais, avulsos, atletas profissionais e safreiros;
  • Diretor não empregado (a critério do empregador);
  • Empregado doméstico (a critério do empregador).

O Fundo de Garantia é depositado a cada mês pelo empregador para todo funcionário com carteira assinada. Porém os rendimentos do FGTS no banco são menores que os da poupança, por isso, vale a pena para o trabalhador receber o seu fundo de garantia assim que ele for liberado pelo governo, pois vai render mais na poupança do que na conta do Fundo de Garantia.

Como sacar o FGTS?

Consulta Fundo de GarantiaPara realizar o saque é importante apresentar um documento de identificação com foto, o número do seu PIS/PASEP, Carteira de Trabalho e outros documentos específicos. Se o seu contrato foi rescindido você poderá sacar em até 5 dias úteis e o empregador deverá comunicar a rescisão diretamente à Caixa. Nos outros casos, cabe ao trabalhador fazer a solicitação diretamente ao banco. Aproveite e faça bons investimentos!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.