Foi lançado em maio de 2017 uma ferramenta chamada de consulta cidadão que facilita a vida de diversos cidadãos brasileiros a consultarem seus benefícios sociais através de um simples cadastro na internet.

Consulta Cidadão

Consulta Cidadão


O que é Consulta Cidadão?

O portal consulta cidadão é um site onde é possível verificar a situação cadastral de diversos cidadãos inscritos no portal Cadastro Único, além de obter informações sobre o cadastro, você também consegue obter o comprovante de cadastramento.


Como Consultar?

É possível ter acesso ao portal cidadão através do site do Ministério do Desenvolvimento através do www.mds.gov.br/consultacidadao.

Para realizar a consulta é muito simples, ao entrar no site você precisa apenas informar o seu nome, nome da sua mãe, sua data de nascimento, estado e cidade, além também de marca a opção “NÃO SOU UM ROBÔ”, para realizar a validação dos seus dados.

Com o preenchimento desses dados você consulta e emite respostas, ao marcar a opção não sou robô após o preenchimento, pode parecer uma imagem solicitado que você marque algumas afirmações, neste caso é apenas o sistema fazendo uma checagem de segurança. Quando não houver mais imagens, basta clicar em confirmar.

Como consultar Consulta Cidadão

Como consultar Consulta Cidadão

Os dados informados na busca, devem ser iguais aos dados informados no Cadastro Único, o sistema localiza automaticamente o seu cadastro e exibe os dados na tela, inicialmente vai aparecer para você, o número do seu NIS, nome completo, sexo, data de nascimento, nome da mãe, município e cidade em que você reside.

Com as informações apresentadas na tela, basta clicar no ícone da impressora e imprimir os seus dados, em seguida será gerado um comprovante dos seus dados que você deve fazer a validação no próprio site através do www.aplicacoes.mds.gov.br.


Documentos Necessários

Os documentos necessários para realizar a consulta são os seguintes:

  • Nome completo;
  • Número do NIS;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Nome da Mãe.

Ao decorrer do cadastro pode ser solicitado mais alguns documentos pessoais, é importante ter toda a sua documentação em mãos para que a consulta seja mais rápida.


Como Imprimir Após Fazer a Consulta pelo Nome?

Depois de abrir a tela, você verá o número do NIS, seu nome completo e outros dados da pesquisa. Para conferir o seu relatório completo e imprimi-lo, será preciso clicar na impressora no lado direito, como mostra na imagem abaixo:

Dessa forma, o Comprovante de Cadastramento para Impressão será emitido.


Quais Dados o Comprovante de Cadastramento Possui?

O Comprovante possui diferentes dados, todos eles de acordo com a família e ao Governo:

  • chave de segurança para verificar a autenticidade;
  • nome e data de nascimento das pessoas;
  • data de atualização cadastral;
  • NIS individual de cada uma das pessoas da família;
  • logo do Governo Federal;
  • faixa de renda na qual a família se encaixa.

Para dar as informações contidas no Cadastro Único é necessário tudo isso, para que assim, as pessoas possam ver que o comprovante possui veridicidade.


Validação do Comprovante de Cadastramento

A validação do comprovante pode ser feita por meio do portal do Consulta Cidadão. Para isso, é preciso clicar em “validar” e depois digitar a chave de segurança.

Outra maneira de realizar esse processo é através do QR code, o qual é emitido junto ao documento, por meio dessa opção, a leitura do código é feita através de um Smartphone.

Esse mecanismo foi criado para que não haja fraudes no sistema.


Dados Exibidos

Logo no início será exibido a brasão da república, símbolo utilizado em documentos oficiais, vai aparecer também a identificação do órgão, identificação da secretária, indicativo informando que é um comprovante de cadastramento e por fim uma mensagem informando a seguinte frase “Sua família está cadastrada no cadastro único para programas sociais do Governo Federal”.


Como Validar o Cadastramento?

É possível autenticar o seu documento através do código QR, para isso é necessário utilizar o código QR instalado no seu celular, outra opção é através do menu validar, inserindo a chave de segurança fornecida como comprovante de cadastramento localizado no próprio menu.

A consulta ao portal do cidadão tem o objetivo de facilitar o acesso aos usuários as suas informações sociais inserido no cadastro único. O documento consulta ao cidadão é conhecido em todo o Brasil.

Validar Cadastro Consulta Cidadão

Validar Cadastro Consulta Cidadão

O portal consulta ao cidadão facilita ao acesso de diversos cidadãos aos seus dados cadastrais do cadastro único, basta ter acesso a internet que você consegue visualizar todas as suas informações.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...