Conectividade Social

O Conectividade Social é um portal digital criado pela Caixa Econômica Federal, a instituição bancária responsável pelo gerenciamento do PIS, do FGTS e de outros benefícios e serviços destinados aos cidadãos brasileiros.

O seu intuito é dinamizar e tornar mais segura a troca de informações que as empresas, sindicatos, bancos e administrações públicas precisam efetuar a fim de terem acesso a determinadas atividades.

Conectividade Social

Conectividade Social


Para que Serve?

Como especificado anteriormente, o Conectividade Social consiste em um canal que permite, de maneira prática e salva, a realização de serviços relacionados à transferência de dados. São eles:

  • Envio do arquivo da SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social);
  • Envio do documento da GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS);
  • Envio da declaração de afastamento dos ex-funcionários;
  • Envio dos relatórios e dos dados referentes ao PIS;
  • Emissão do resumo do IS (Informação de Saldo).

Conectividade Social ICP

O Conectividade Social ICP é uma evolução do antigo Portal Social. A principal diferença entre essas duas versões do portal é a de que a primeira não exige o download de um programa no computador como exige a segunda, o que garante maior flexibilidade quanto ao seu uso.

Conectividade Social ICP

Conectividade Social ICP


Requisitos para ter acesso ao Conectividade Social

Para que a troca de informações seja efetivada de um modo mais seguro, a Caixa exige que a pessoa adote algumas medidas de precaução antes que possa utilizar o Conectividade Social. São elas:

  • Possuir o Certificado Digital Padrão ICP-Brasil – o qual, para ter validade, deve ser emitido por alguma das certificadoras credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia e Informação);
  • Possuir a série de certificados da emissora que expediu a sua certificação digital;
  • Possuir a versão mais recente do Internet Explorer ou do Mozilla Firefox;
  • Possuir o programa gestor do seu Certificado Digital;
  • Possuir o programa Java atualizado.

Obs.: para mais informações a respeito dessas normas, acesse a página do ITI, clicando neste link.


Quem Pode Usar o Conectividade Social?

Quaisquer pessoas que necessitem dos serviços disponibilizados pelo Portal Social podem utilizá-lo, desde que atendam aos requisitos descritos anteriormente. Esses indivíduos se enquadram, normalmente, nas seguintes categorias:

  • Microempreendedores individuais;
  • Representantes de pessoas jurídicas;
  • Empregadores que não possuem CNPJ;
  • Micro, pequenas, médias e grandes empresas;
  • Gabinetes de contabilidade, departamentos pessoais, recursos humanos e semelhantes.

Como Acessar o Conectividade Social?

A fim de acessar o Conectividade Social, basta que o empregador:

  • Acesse o endereço do portal, clicando aqui;
  • Clique em “Acesse o Conectividade Social ICP”;
  • Verifique se o certificado digital identificado pela plataforma é realmente o seu e, caso seja, confirme o uso;
  • Entre na sua conta de acesso – caso não possua uma, será preciso seguir as recomendações do site para o seu cadastramento no portal;
  • Escolha o serviço que deseja utilizar ou o comprovante que deseja verificar.
Como Acessar o Conectividade Social

Como Acessar


Mais Informações sobre

Para outros dados a respeito do Conectividade Social, pode-se acessar essa página, que responde às perguntas mais recorrentes sobre as funcionalidades do canal, ou contatar a central telefônica que a Caixa destina para dúvidas, que é o número 0800 726 0101.

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