Como Saber o Número do PIS – O Programa de Integração Social (PIS), é uns dos inúmeros programas benéficos que o Governo Federal, por meio da ajuda da Caixa Econômica Federal, oferece a alguns trabalhadores, os quais, estão inscritos no programa e que trabalham em empresas privadas.

Por isso, é fundamental que cada trabalhador saiba qual o seu número PIS, para que ele, no momento adequado, possa adquirir o seu dinheiro, garantido pela lei. Além desse dinheiro, o número PIS garante outras garantias, como seguro-desemprego e FGTS, por isso esse número é tão importante para o trabalhador.

Como Saber o Número do PIS

Como Saber o Número do PIS? Confira a seguir

O problema é que muitos trabalhadores não sabem o seu número PIS e nem como fazer para consultá-lo, ou até mesmo se tem direito ao benefício, por isso, esse texto vai ensinar passo a passo, como saber qual o seu número do PIS e como consultá-lo quando precisar.

Apenas para esclarecer, o número PIS é o mesmo que o número NIT, é que o PIS é um número mais antigo e essa denominação mudou recentemente, por isso, quando pedirem o seu NIT, entenda que é o seu antigo PIS. É a mesma mudança do CIC, que tempos depois virou CPF.

Como Saber o Número do PIS

Existem diversas maneiras de uma pessoa conhecer qual o seu número PIS, a mais fácil e prática delas é pela internet, mas, como muitos trabalhadores ainda não tem acesso a ela diariamente, esse texto vai ensinar outras formas também válidas para obter o número PIS.

Lembramos que o número PIS normalmente vem no verso da Carteira de Trabalho ou na última folha dela. Além disso, o número do PIS é o número impresso no cartão do Cidadão Caixa e no Cartão do Bolsa Família da Caixa.

Caso não encontre, aqui vai um passo a passo de como encontra-lo pela Internet.

Como Descobrir o Número do PIS pela Internet

Para obter o seu número PIS pela internet é muito fácil, basta:

  • Apenas entrar no site do CNIS https://cnisnet.inss.gov.br/;
  • Clique em Cidadão;
  • Depois em “inscrição” e “filiado”;
  • Agora informe todas as informações necessárias.

Para isso, será necessário estar em mãos com o seu:

  1. Nome do Filiado;
  2. CPF;
  3. Data de Nascimento;
  4. Nome completo da sua mãe.
  • Após preencher esses dados, deve-se informar o texto da imagem e apertar o botão continuar.

Após conferir os dados e ver se estão todos corretos.

  • Por fim, basta acessar o link, no qual, vai estar o seu nome e o seu número NIT.

Não estranhe, pois, como falei anteriormente, o número NIT vai substituir o PIS, por isso, ele serve como o seu antigo PIS.

Por fim, se assim desejar, você pode até imprimir essa página, para guardar esse número NIT com você e consultá-lo quando precisar.

Caso queira mais alguma informação de como consultar o seu número CIP ou no caso NIT, deixe a sua pergunta aqui, que teremos o maior prazer em respondê-la, para auxilia-los nessa importante tarefa que é encontrar o número desse documentado tão importante.

Como Descobrir o Número do PIS pela Carteira de Trabalho

Nas novas carteiras de trabalho, as digitais, o número do PIS já é disponibilizado na folha de identificação do trabalhador, como mostra na imagem abaixo:

Como Saber o Número do PIS através da Carteira de Trabalho

Já nas carteiras mais antigas, o PIS está disponível na última folha, pois era comum colar a ficha do PIS/PASEP na mesma. Confira abaixo um exemplo:

Dessas maneiras você conseguirá descobrir qual o seu número do PIS/PASEP.

Qual a diferença entre PIS, PASEP, NIS e NIT?

Você sabe para que servem em qual a diferença entre os números de identificação do trabalhador brasileiro?

Abaixo vamos detalhar quais as diferenças entre PIS, PASEP, NIS e NIT, e você vai entender quais são as suas diferenças.

O que é PIS?

PIS é a sigla para programa de Integração Social. Trata-se do programa criado pelo Governo Federal para beneficiar trabalhadores de baixa renda (com renda mensal de até 2 salários mínimos por mês). O número do PIS é usado para a contribuição e pagamento de diversos benefícios sociais, tais como:

  • Abono Salarial do PIS
  • Fundo de Garantia (FGTS)
  • Cotas do PIS de períodos anteriores a 1988
  • Seguro desemprego
  • Entre outros.

Esse número é utilizado pelos trabalhadores da iniciativa privada para saque de benefícios. Ele deve ser feito em agências da Caixa quando o trabalhador for fazer sua Carteira de Trabalho (CTPS). Esse número estará presente na carteira de trabalho do empregado (no início do documento, junto aos dados do trabalhador), e no cartão cidadão caixa, caso o trabalhador o possua.

O que é PASEP?

PASEP é a sigla do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Funciona da mesma forma que o PIS, mas para os servidores públicos. Sua inscrição deverá ser solicitada em agências do Banco do Brasil.

Se o trabalhador já tiver o número d0 PIS, e for chamado para assumir cargo público, não será necessário fazer um mesmo cadastro, pois ambos os benefícios utilizam o mesmo cadastro unificado, bem como o NIT e o NIS.

O que é NIS?

NIS é a sigla para Número de identificação Social. Ele serve para a concessão de benefícios sociais como o Bolsa Família 2019 e o Pronatec, além de outros programas do Governo.

O beneficiário costuma receber esse número ao realizar a inscrição no CADÚNICO. Porém, caso o cidadão já possua número do PIS ou PASEP, costuma ser utilizado o mesmo número, pois todos eles são parte do mesmo banco de dados do Governo Federal.

Se o beneficiário, entretanto, não tiver ainda número do PIS, poderá utilizar o Número do NIS para fazer sua carteira de trabalho.

Para solicitar seu NIS, é necessário comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal munido de seus documentos de identificação. A emissão do número é feita na hora, mas precisa ser feita pelo próprio cidadão (não por terceiros). também é possível solicitar a emissão do NIS pela central de atendimento 0800 Caixa.

Fique ligado: o cadastro no PIS, PASEP ou NIS não dá automaticamente direito a sacar qualquer benefício social. Eles são apenas um dos requisitos para vários dos benefícios sociais e trabalhistas pagos pelo Governo. para saber se você tem direito, consulte o órgão competente do benefício pleiteado.

O que é NIT?

NIT é a sigla para Número de Identifcação do Trabalhador. Trata-se do número para quem faz o recolhimento individual das contribuições do INSS, através da guia da GPS. Quem costuma fazer esse tipo de cadastro são os contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais.

Funciona da mesma forma que o PIS e o PASEP, mas para os contribuinte individuais. Por isso, se você tiver PIS, PASEP ou NIS e deseja iniciar contribuições individuais, você pode usar o mesmo número para contribuir.

Para fazer a inscrição no NIT, basta ligar para o número 135 ou comparecer a um posto de atendimento da previdência Social, ou ainda, pelo portal MEU INSS.

A grande diferença entre NIT, PIS e PASEP é que o PASEP geralmente é utilizado para pagamentos e saques de benefícios no Banco do Brasil, o PIS é utilizado para pagamentos e saques da Caixa Econômica Federal, e o NIT é utilizado para contribuição e pagamento de benefícios previdenciários. Porém, como todos eles usam o mesmo banco de dados, você poderá utilizar seu NIT/PIS/PASEP para realizar qualquer uma das funções citadas (desde que tenha direito a receber os benefícios em questão).

Para que ser o número do PIS PASEP?

Para que serve o PIS PASEPO número do PIS PASEP é obrigatório para que o trabalhador efetue os recolhimentos das contribuições obrigatórias do trabalhador: FGTS, INSS, etc.

Sem possuir o número do PIS, o trabalhador não estará apto para assumir emprego formal, nem a emitir sua carteira de trabalho. A boa notícia é que o cadastro é gratuito, fica pronto na hora e pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Para solicitar, basta ter em mãos um documento de identificação com foto no ato.

Já o PASEP, possui função similar ao PIS, porém para trabalhadores do setor público. Ele foi criado na década de 1970 quase junto ao PIS. Sua criação foi o resultado da união de entidades municipais e estaduais para assegurar os direitos dos servidores públicos de baixa renda.

No caso do Número do PIS, o número serve para pagamento do Fundo de Garantia, Abono Salarial e Seguro Desemprego. No caso do Pasep, serve para pagamento do Abono Salarial e Seguro desemprego (apenas em cargos regidos pela CLT, no caso de empregados estatutários, não há direito ao seguro desemprego).

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votes, average: 4,78 out of 5)
Loading...