CNH Social – Habilitação Social



O Programa CNH Social foi desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 2011. O objetivo principal do CNH Social é permitir que as pessoas com baixa renda possam tirar a carteira de habilitação, possam renovar ou até mesmo adicionar alguma outra categoria de modo gratuito. Este programa vem contribuindo diretamente para que pessoas com menores poderes aquisitivos possam adquirir a carteira de habilitação ou realizarem outros processos como os citados acima sem gastar nada. Após a criação do CNH Social as vagas no mercado de trabalho para motoristas de vans, frentistas, caminhoneiros, por exemplo, triplicaram quando comparadas com a época em que o projeto ainda não tinha sido criado. O programa irá disponibilizar cerca de sete mil vagas para quem deseja participar do mesmo em 2016.

Inscrição na CNH Social

Muitas pessoas desejam se inscrevem nesse programa, porém não sabem como. O primeiro requisito a ser cumprido é efetuar cadastro ou ser cadastrado no Cadastro Único do Governo – ou simplesmente, CadÚnico – até o dia 30 do mês de abril de 2015. Isso porque é através do CadÚnico que o Governo Federal consegue ficar a parte de quais famílias e pessoas que necessitam do auxilio dos programas sociais desenvolvidos pelo governo. Além disso, só poderão se inscrever no CNH Social as pessoas que residirem no mesmo estado há no mínimo dois anos.

CNH Social - Habilitação Social

CNH Social – Habilitação Social

É sempre importante lembrar que as vagas do CNH Social, assim como de outros programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, são destinadas para pessoas e/ou famílias com baixa renda per capita e/ou total. Justamente por isso, pessoas e/ou famílias interessadas em fazer a Habilitação Social ou de outros programas devem se encaixar em um perfil determinado pelo Governo Federal. Só participaram do CNH Social aqueles que:

  • Tiverem renda de até dois salários mínimos mensais
  • Estiverem desempregados há no mínimo um ano
  • Não tenham registro algum em sua carteira de trabalho
  • Beneficiários do Bolsa Família
  • Alunos matriculados em rede escolar pública, que tenham frequência escolar mínima de 75% e um bom rendimento escolar.

Quem pode fazer Habilitação Social

Ex-presidiários, portadores de necessidades especiais e pequenos agricultores rurais também poderão participar do CNH Social. Mesmo que se encaixem em mais de uma opção, no ato de inscrição no programa, o candidato deverá selecionar apenas uma opção, seja essa tirar habilitação, renovar a habilitação ou adicionar outra categoria. O candidato deve obrigatoriamente ser alfabetizado, sabendo assim, ler e escrever e também deve possuir Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF. Além disso, deve ter responsabilidade para responder pelos seus atos.

CNH Social 2016

Os interessados em participar do CNH Social 2016 devem ficar atentos para a data que o DETRAN mais próximo abra vagas para participarem do programa. E claro, os interessados devem se encaixar no perfil do programa, atendendo assim, a todos os requisitos solicitados pelo mesmo. A inscrição pode ser realizada através da Internet, e depois de realizada, acompanhada através da Internet também, pois o DETRAN disponibiliza um link responsável por isso. Basta acessar o site do DETRAN e procurar por “CNH Social”. Para que haja sucesso na inscrição e mais chances na seleção para a  habilitação social, o candidato deve respeitar os prazos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votes, average: 4,55 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.