CNH Digital – CNH-e



A carteira de habilitação virtual ou CNH Digital poderá ter cobrança de taxa, essa carteira veio para acompanhar a tecnologia, agora será possível visualizar a sua carteira de habilitação através de um aplicativo de celular.

Em fevereiro de 2018 começará a valer definitivamente a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, aprovada pelo o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, o novo formato de CNH será visualizado através do aplicativo de smartphone, o documento terá valor legal, assim como a carteira de habilitação impressa, o documento impresso continuará valendo normalmente.

A grande novidade ainda está sendo desenvolvida, por enquanto ainda não foi divulgado se o documento terá cobrança ou não, essa decisão caberá a cada estado.

CNH Digital

CNH Digital

Confira também como fazer a sua carteira de habilitação grátis, pelo programa CNH Social.

Dúvidas Frequentes CNH Digital

Quando o CNH Digital entra em vigor?

A vigência do CNH Digital estar prevista para fevereiro de 2018.

Como eu faço para obter o CNH Digital?

CNH Digital será um aplicativo que poderá ser baixado gratuitamente na loja do Google, a versão disponibilizada vai atender diversos sistemas operacionais, a partir de fevereiro de 2018.

Após a instalação do aplicativo, o usuário terá que escolher a versão que melhor lhe atende a respeito do certificado digital, o processo é realizado todo pela a internet ou através de um posto de atendimento do Detran mais próximo a sua residência.

Qualquer motorista pode requisitar a Carteira de Habilitação Virtual?

Apesar de todo mundo poder ter a CNH, nem todo mundo pode ter o documento digital, somente quem já possui a nova carteira de habilitação com QR Code, poderá emitir o documento Digital.

O código QR está fixado no verso da sua CNH, a leitura das informações são realizadas através dos aplicativos eletrônicos.

Quem já possui o CNH impresso terá que pagar pelo o CNH Digital?

Bom, essa decisão cabe ao Detran de sua cidade, pois o mesmo e responsável pelas as cobranças realizada na versão impressa, que tem suas variações de estado para estado.

A emissão do certificado digital é obrigatória?

Não se faz necessário, pois a assinatura eletrônica vai funcionar como se fosse uma assinatura impressa, por meio do mesmo é possível fazer qualquer operação da onde você estiver.

Roubaram o meu celular, e agora?

O acesso as suas informações está segura pois, o seu documento está protegido por um sistema de segurança criptografado, caso o seu celular venha a ser roubado, perdido ou furtado, você deve entrar imediatamente no site do DENATRAN e solicitar o bloqueio do seu CNH Digital, se o seu documento não tiver o certificado digital o bloqueio deverá ser realizado por um posto de atendimento do Detran.

Para utilizar o CNH Digital precisa ter internet?

Sim, a conexão pela a internet só será necessária no primeiro acesso, após o primeiro cadastro o documento será disponibilizado off-line, para abrir o CNH Digital será preciso informar uma senha de 4 dígitos para acesso.

O CNH Digital veio para revolucionar e acompanhar os tempos modernos, em breve a nova CNH estará em circulação no mercado e você não pode perder tempo de obter o seu.

Como Baixar a CNH Digital no Celular

O Download do aplicativo da CNH Digital poderá ser feito pelo Portal do Serpro pelo link: https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/. Para saber mais sobre esse aplicativo, confira abaixo:

  • O cadastro deverá ser feito no portal do Denatran ou no Detran de seu Estado;
  • O valor cobrado para cadastrar vai variar de estado para estado;
  • A habilitação poderá ser acionada mesmo sem internet, caso o usuário já tenha feito o primeiro acesso.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível em fase de testes, para android via APK. O download poderá ser realizado através desse link: https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/downloads/CNH-e_v0.1.0-divulg.apk





Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.