Certidão FGTS – Ter toda a situação fiscal legalizada, é muito importante quando se é um empreendedor ou trabalhador, pois o desleixe no pagamento dos tributos e benefícios no caso do empreendedor, pode colocar a empresa numa situação bem delicada e que pode vir a custar bem caro.

Sendo assim, é importantíssimo que a pessoa jurídica tenha atenção a Certidão FGTS, pois este documento é exigido a todo o empreendimento que envolve a contratação de pessoal por meio de um contrato de trabalho formal.

Certidão FGTS-

Certidão FGTS- Fundo de garantia

Certidão CRF FGTS

A Certidão CRF ou Certidão Negativa do Fundo de Garantia, é um documento que comprova o cumprimento da obrigação da pessoa jurídica no que diz respeito ao pagamento do FGTS mensalmente para os seus funcionários.

A emissão desta certidão é feita pela instituição financeira responsável por receber todas as contribuições do FGTS feitas pela empresa – A Caixa Econômica Federal – com a finalidade de comprovar a regularidade da firma no que diz respeito a essa contribuição.

O trabalhador também pode emitir e usar esta certidão (CND INSS) em caso de desemprego para comprovar o seu estado, bem como para efetuar o levantamento do montante disponível no FGTS Retido.


Como Tirar a Certidão FGTS

Todo o empregado que tenha trabalhado com uma carteira de trabalho regida segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), poderá sem problema nenhum requisitar a Certidão FGTS.

Valendo frisar que para tornar possível a emissão deste documento, é crucial que o empregador tenha efetuado o depósito mensal no valor correspondente a 8% do salário auferido pelo empregado.

Veja como tirar a certidão FGTS na qualidade de trabalhador, logo abaixo:

  • Primeiramente acesse o site da Caixa por AQUI;
  • Prossiga informando todas as informações requisitadas para o login;
  • Passe a etapa de segurança do site e depois clique em “Consultar”.

É importante que o trabalhador tenha em conta que a partir da data de emissão do CRF, o mesmo somente será válido pelos próximos 30 dias, sendo que após esse período o documento perderá a sua validade legal.


Consulta Certidão Fundo de Garantia

O processo que possibilita a emissão ou consulta da Certidão de Garantia é bem simples, sendo que basicamente o interessado somente precisa de ter um Smartphone ou computador conectado à internet e seguir o procedimento especificado, logo abaixo:

  • Acesse a secção de serviços sociais da Caixa usando o seguinte LINK;
  • Com a página carregada, informe o seu NIS (PIS/PASEP);
  • Continue clicando em “OK” para acessar a área do usuário. Quem não possui um cadastro no site, deverá clicar na opção “cadastrar senha”, pois sem esse dado não há como ter acesso a nenhuma das informações do usuário.
Consulta Saldo Fundo de Garantia

Consulta Saldo Fundo de Garantia


Como Imprimir a 2ª Via do FGTS

A segunda via do FGTS é emitida via online num processo bem simples e rápido, mas também é possível ter acesso a este documento se dirigindo diretamente a um dos postos de atendimento presencial da Caixa Econômica Federal.

Para acessar o extrato do seu FGTS e imprimi-lo, o interessado deve acessar o seguinte LINK e informar todos os dados exigidos no portal.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...