Você sabia que a pessoa que tem mais de 60 anos tem alguns benefícios importantes para ajudá-la no dia a dia? O cartão do idoso é um desses benefícios que assegura o direito do idoso ao transporte de ônibus gratuito e também vagas preferenciais em ruas e estacionamentos.

Se você quer saber como adquirir o seu cartão do idoso para aproveitar esses benefícios, continue conosco que vamos explicar como solicitar e obter o seu cartão do idoso sem dificuldades. Saiba aqui como ter acesso ao cartão e os requisitos para ser aprovado no momento da solicitação.

Cartão do Idoso

Cartão do Idoso


Como Fazer o Cartão do Idoso

Cada município possui um local para que o idoso faça a solicitação do seu cartão. Veja alguns locais em que é possível retirar o cartão do idoso na sua cidade:

  • Na prefeitura municipal;
  • Em um Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de você (também conhecido como CRAS);
  • No Departamento de Trânsito do município;
  • Em algum posto de atendimento de transporte público da cidade.
como fazer cartão do Idoso 2019

Como fazer

Quais os benefícios disponíveis?

  • Vagas de estacionamento exclusivas para os idosos cadastrados;
  • Transporte público gratuito (sujeito a disponibilidade de vagas).

Vale lembrar que o idoso não precisa pagar nenhuma taxa para se cadastrar e ter acesso a esse benefício. Se você tiver dúvidas em qual local da sua cidade fornece o cartão do idoso, entre em contato com a central de atendimento da sua prefeitura.

É preciso levar um comprovante de residência recente, o CPF, identidade e uma foto 3 por 4 atual.


Quem tem Direito ao Cartão do Idoso

Toda pessoa que tem mais de 60 anos e deseja fazer o cartão do idoso tem direito de acordo com uma lei federal aprovada e publicada em 2003. Essa lei garante ao idoso com idade igual ou maior a 60 anos a vagas exclusivas em estacionamentos e vagas nas ruas.

Aos idosos que possuem 65 anos ou mais, além de ter direito a vagas de estacionamentos com prioridade, também pode se locomover por transporte público gratuitamente.

Quem tem direito ao cartão do Idoso 2019

Quem tem direito

CONFIRA TAMBÉM:


Como Renovar o Cartão do Idoso – Onde Tirar

Para renovação ou segunda via da carteira do idoso, é preciso que o cidadão vá até o local responsável por elaborar o documento na sua cidade e levar novamente todos os documentos necessários, como:

  • CPF
  • Documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, CTPS)
  • Certificado de licenciamento do veículo (CRLV)
  • Comprovante de residência mais recente
  • Foto 3 x 4 atual.

Atenção: esses requisitos podem variar de cidade para cidade. Consulte a prefeitura de seu município antes de solicitar seu cartão.

Se você tinha 64 anos e agora completou 65 e deseja adquirir esses benefícios, procure a prefeitura de sua cidade. Ela irá tirar todas as dúvidas para você adquirir a sua carteirinha.

Pessoas que possuem algum tipo de deficiência também tem direito a vagas exclusivas em estacionamentos e em vagas de ruas. Para isso, é preciso procurar o mesmo órgão que faz a carteira do idoso portando todos os documentos citados acima mais o comprovante de deficiência.

Onde tirar a carteira do idoso

Onde tira


Cartão do Idoso Agendamento

CalendárioEntre em contato agora mesmo com a prefeitura da sua cidade ou órgão de assistência social mais próximo de você e veja se é preciso marcar um agendamento para adquirir o seu cartão do idoso.

Aproveite esse benefício que irá facilitar a sua locomoção na sua cidade!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...