O Cartão Cidadão é um cartão magnético que facilita o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Emitido pela Caixa Econômica Federal, o cartão pode ser usado em todas as agências espalhadas por todo o País. Com o cartão cidadão Caixa, o usuário poderá realizar operações financeiras a respeito de todos os benefícios sociais, como FGTS, PIS/PASEP e também Seguro Desemprego.

Poucas pessoas sabem, mas com o seu cartão cidadão, você também pode consultar o saldo do Bolsa Família e até mesmo sacar o seu benefício. Podemos considera-lo como um cartão que une todos os benefícios em apenas um dispositivo. Então, quer se informar um pouco mais sobre o Cartão Cidadão? Leia o artigo abaixo!

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão – Como fazer, Consulta saldo, alterar senha

O que é e Para que Serve o Cartão Cidadão

O cartão Cidadão Caixa é um cartão magnético gratuito oferecido pel Caixa Econômica Federal ao trabalhador para consulta e saque de benefícios sociais. Também conhecido como cartão do Trabalhador, ele permite entre outras coisas, a consulta e saque do PIS, Fundo de garantia e Seguro Desemprego.

Ele foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal, e só é válido no atendimento da Caixa e postos credenciados, como Lotéricas e pontos Caixa AQUI.

Esse documento é individual e intransferível. Nele contam o Nome completo do beneficiário, o número do PIS do cidadão e a data de emissão do documento.

Cartão Cidadão Caixa

O uso do Cartão Cidadão pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, o mesmo foi criado para facilitar a vida do trabalhador.

O cartão pode ser utilizado para:

  • Consulta de Extratos;
  • Calendário de Pagamentos
  • Saque de Benefícios.

Os programas que você pode fazer o uso do cartão são os seguintes:

  • Consultar o saldo do FGTS;
  • Sacar o Fundo de Garantia¹;
  • Consultar o saldo do Seguro Desemprego;
  • Sacar o Seguro-Desemprego¹;
  • Consultar o saldo do Abono PASEP;
  • Sacar o PIS 2019;
  • Consultar o rendimento das Cotas do PIS/PASEP;
  • Retirar o Bolsa Família 2019;
  • Programa Chapéu de Palha;
  • Entre outros benefícios do Governo Federal.

¹Somente dentro do prazo de saques do benefício, e se o trabalhador tiver direito ao saque.

Para que serve o Cartão Cidadão

Quem Tem Direito ao Cartão Cidadão

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é: quem tem direito ao Cartão Cidadão. Embora seja uma resposta simples, existe milhares de pessoas com essa dúvida rondando à sua cabeça.

Tem direito ao Cartão Cidadão todas as pessoas que possui rendimento em algum dos seguintes programas sociais e trabalhistas:

  • Abono salarial 2018/2019;
  • Possuam saldo na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço-FGTS;
  • Caso esteja recebendo algum valor do seguro desemprego;
  • Possua Cotas do PIS disponíveis para saque.

Atenção: os clientes da Caixa que não se enquadrarem em NENHUM dos critérios acima, não poderão solicitar o cartão.

Como Fazer Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um recurso bem popular. No entanto, poucas pessoas sabem como fazer esse documento. O processo é muito simples e fácil. Para fazê-lo, o beneficiário deverá:

  • Ir até uma agência da Caixa Econômica;
  • Ou solicitar seu cartão pela central de atendimento CEF pelo telefone 0800 726 0207.

No entanto, para fazer o cartão cidadão, o beneficiário deverá estar cadastrado no PIS ou PASEP, no número de inscrição social (NIS) ou também no número de inscrição do trabalhador (NIT).

Para agilizar o seu atendimento, é importante ter em mãos os seguintes dados para solicitar o seu documento:

  • Número do NIS, PIS, PASEP ou NIT;
  • Documento de idadentidade com foto (RG ou CNH);
  • Carteira de Trabalho (caso possua);
  • Cadastro de pessoa física;

Além disso, os dados cadastrais e o seu endereço devem estar atualizados e validados com a Caixa. É importante ter em mente que, caso tenha cartão de outros benefícios sociais, como cartão Bolsa Família, o documento não poderá ser solicitado. Isto porque o cartão de outros benefícios sociais pode ser utilizado para efetuar saque do FGTS.

Fique ligado: caso o trabalhador não more próximo de uma agência da Caixa, ainda poderá solicitar o documento pelo telefone 0800 da Caixa. O cartão será entregue na sua residência.

Após a solicitação, o documento levará até 15 dias para ser entregue no endereço especificado.

Se não houver ninguém para receber o documento no ato, este será levado para a agência da Caixa mais próxima. O cliente será notificado de que precisa retirá-lo.

Após receber o documento, será ainda necessário desbloquear e cadastrar uma senha para poder usar o cartão.

Consulta Saldo Cartão Cidadão pela internet

Com a popularização da internet, vários serviços, que antes só poderiam ser efetuados numa agência da Caixa, passaram a ser oferecido gratuitamente no site da CEF. Essa foi a forma encontrada para agilizar os atendimentos e diminuir as filas nas agências. A consulta ao saldo do cartão pode ser realizada do conforto de sua residência, basta ter um computador com acesso à internet e seguir as instruções abaixo:

Consulta Saldo Cartão Cidadão

Consulta Saldo

  1. Primeiramente, o cidadão deverá acessar o site de Consulta ao Saldo do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal, pelo seguinte endereço eletrônico: https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.
  2. Na página de consulta ao saldo do benefício, será necessário preencher algumas informações do formulário de login. Os dados pedidos nesse formulário são:
  3. Caso não tenha essa senha de acesso aos serviços da Caixa pela internet, o usuário poderá cria-la em dentro de poucos minutos. Para tanto, basta apenas clicar na opção “cadastrar senha”.
  4. Ao término do preenchimento de os formulários, o usuário deverá clicar no botão “ok”. Caso todos os dados estejam corretos, você será redirecionado imediatamente à página de consulta ao saldo do cartão.

Consulta Saldo Cartão Cidadão pelo Telefone

A Caixa também oferece à consulta ao saldo do cartão cidadão pelo telefone. Além disso, é possível tirar todas as dúvidas à respeito dos benefícios sociais oferecidos pela Caixa Econômica. Para tanto, o beneficiário deverá entrar em contato com o número: 0800 726 0207.

A ligação é gratuita para todo o Brasil. Antes de ligar, verifique o número do PIS. Essa informação será pedida durante o atendimento telefônico.

Com o número do PIS, você poderá consultar o Saldo do cartão, o calendário PIS 2018, as parcelas do seguro desemprego, e até mesmo os depósitos do Fundo de Garantia e do Calendário Bolsa Família 2018.

Como consultar saldo e extrato do PIS pela internet

Com o cartão cidadão, ou documento com o número do PIS, você poderá consultar o saldo no portal Caixa (Caixa.gov.br)

Antes de consultar, certifique-se de ter o número do cartão e uma senha da internet. Se você ainda não tiver uma senha cadastrada no portal, poderá cadastrar uma rapidamente pelo site. Para consultar o extrato do PIS, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o portal Caixa nesse link.
  2. No menu suprior, clique em “Benefícios e Programas”, e em seguida, no link “PIS”, na opção “benefícios do Trabalhador”.Extrato do PIS Caixa
  3. Clique no botão “Consultar Pagamento”.Consultar Pagamento PIS
  4. Se você ainda não tiver o cadastro da Senha Internet, basta preencher seu número NIS e clicar em “Cadastrar Senha”Cadastrar Senha
  5. Ao cadastrar sua senha, leia e preste bastante atenção no contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão.Contrato prestação de Serviço ao Cidadão
  6. Preencha os campos com seus dados de identificação, conforme solicitado;Cadastro senha Cartão cidadão
  7. Com a senha em mãos, preencha seu Número do PIS e a senha da internet. Clique na caixa “Não sou um Robô”, e clique em OK;Consulta Saldo Cartão Cidadão
  8. Já dentro do portal do cidadão, basta clicar no benefício que deseja consultar (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, ou outros).Consulta FGTS PIS Seguro Desemprego

Como Sacar Valor do Cartão Cidadão

Após constatar que existe saldo em seu cartão magnético, o cidadão deverá realizar o saque do valor. Como o documento é administrado pela Caixa Econômica Federal, este procedimento só poderá ser realizado em alguma das dependências da CEF.

Nesse caso, o valor poderá ser sacado em uma agência da Caixa Econômica (caixa eletrônico ou atendimento pessoal), correspondente Caixa Aqui ou também lotéricas conveniadas à Caixa Econômica.

Sacar valor do Cartão Cidadão

Sacar valor

Ao ir até uma agência da Caixa Econômica para sacar o valor do cartão, é preciso que o usuário esteja portando o cartão e a senha cadastrada, além de um documento de identificação, como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros.

Como Solicitar o Cartão Cidadão

Para que você tenha direito ao Cartão Cidadão é preciso que tenha cadastro em algum dos órgãos abaixo:

  • Número de Inscrição Social – NIS;
  • Número de Inscrição do Trabalhador – NIT;
  • PIS/PASEP.

A solicitação do documento é totalmente, veja a seguir como ter o seu cartão cidadão:

  • O cidadão deve ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal;
  • Ou então, ligar para o número 0800 726 0207 e realizar a solicitação.

Para isso, é preciso que você esteja com os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação;
  • Certidão Civil;
  • CTPS;
  • CPF;
  • Comprovante de Residencia;
  • Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP.

Após a solicitação, o seu cartão irá chegar em torno de 15 dias úteis. Confira abaixo como cadastrar a senha do Cartão Cidadão para realizar o saque do seu pagamento:

Cadastro Senha Cartão Cidadão

Depois de ter recebido o seu cartão, será necessário realizar o cadastro de uma senha que você sempre utilizará. Para isso, você pode ir até uma agência da Caixa, ou se preferir ligue para o 0800 726 0207 – canal do Caixa Cidadão.

Das duas maneiras será necessário apresentar o termo de responsabilidade e algum dos seguintes documentos:

  • Carteira Funcional;
  • Carteira de Habilitação;
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Identidade Militar;
  • Passaporte.
Cadastro Senha Cartão Cidadão

Cadastro Senha Cartão Cidadão

Como Recuperar a Senha do Cartão Cidadão

Existem dois motivos comum que faz com que o cidadão precise recuperar a senha do cartão cidadão, são eles:

  • Problemas no Sistema;
  • Esquecimento da senha por parte do Trabalhador.

Quando você digita diversas vezes seguidas incorretamente a sua senha, a mesma pode ser bloqueada. Mas, não se preocupe, seja qual for o motivo, para recuperar a sua senha é muito simples:

  • Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal, com os seguintes documentos em mãos:
  1. Cartão Cidadão;
  2. CPF;
  3. RG.

O responsável pelo Cartão Cidadão deverá levar consigo também o Termo de Responsabilidade, o qual foi assinado no momento do cadastro da sua senha.

Como Desbloquear o Cartão Cidadão

Para realizar o desbloqueio do seu cartão é fácil. Será preciso que você ligue para a Central de Atendimento da Caixa pelo o 0800 726 0207 e escolha a opção “Desbloquear Cartão Cidadão”.

Após escolher essa opção, você irá entrar em contato com um atendente, o mesmo irá fazer algumas perguntas pessoais para validar sua documentação e irá confirmar informações.

Depois do desbloqueio do documento, o mesmo poderá ser utilizado normalmente dentro de 24 horas, sendo assim, lembre-se de realizar a solicitação de desbloqueio antes que seu uso seja necessário.

Perda, Extravio ou Roubo do Cartão Cidadão – O que Fazer?

Muitas vezes pode acontecer algumas situações desagradáveis, como perda, extravio ou roubo do documento. Por isso, nesse momento desconfortável, é essencial que informe à Caixa Econômica Federal imediatamente para evitar possíveis ações criminosas. Esse contato poderá acontecer pessoalmente indo até uma agência da Caixa ou também pelo serviço de atendimento ao consumidor.

Dúvidas ou Sugestões

Dúvidas

Caso você tenha alguma dúvida sobre como fazer o cartão cidadão, desbloquear ou cadastrar senha, entre em contato com a Caixa.

Procure uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, ou ligue para a central de atendimento pelo 0800 726 0207. O serviço de atendimento funciona de Segunda à sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Já a consulta eletrônica, porém, pode ser feita 24h por dia, 7 dias por semana.

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