Cartão bolsa família



São muitas as famílias que se beneficiam do Programa Bolsa Família, oferecido pelo governo federal a todas as famílias que vivem em estado de pobreza ou pobreza extrema. No entanto ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao benefício, sobre como receber, que documentos são necessários, afinal existe uma grande burocracia envolvida na concessão de benefícios do Governo Federal para evitar fraudes. Uma das dúvidas mais frequentes sobre o programa é do Cartão Bolsa Família: Como fazer, quais documentos, para que ele serve e tudo mais.

Cartão Bolsa Família

.

Sobre o Cartão Bolsa Família

O cartão é disponibilizado a todos os beneficiários do programa e, com ele, é possível fazer o saque do valor pago pelo programa. Este é o meio que consegue identificar todos os beneficiários do bolsa família.

O cartão possui 13 números mas, apenas os 11 primeiros dígitos correspondem ao número do NIS – Número de Identificação Social. Além dos números no cartão também é possível encontrar o nome completo do responsável familiar, ou seja, quem fez o cadastramento da família no programa.

O prazo de entrega dos cartões do bolsa família é de 30 a 45 dias e, caso o cartão não seja entregue a tempo e o beneficiário tenha direito ao saque, o mesmo deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o benefício.

Como fazer o Cartão Bolsa Família

Para ter o cartão do bolsa família, o responsável familiar deve ter feito o cadastro na secretaria de Assistência Social do seu município. Assim que o benefício é concedido, a própria Caixa Econômica Federal já encaminha para a sua residência o cartão, através dos Correios. No caso de não entrega dentro de até 45 dias você pode estar procurando uma agência Caixa para saber se o cartão se encontra na mesma.

Cadastrar Senha Cartão Bolsa Família

Quando você recebe o cartão do bolsa família em sua casa o mesmo vem sem senha – caso contrário você ficaria demasiado exposto. Sem a senha você não pode sacar o benefício.

Então, assim que você receber o cartão deve então se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal munidos dos seus documentos de identificação com foto, com o cartão e também com o envelope recebido junto com o cartão. Neste momento um atendente fará a ativação do seu cartão e, posteriormente, fará o cadastro de uma senha individual, escolhida por você.

Como receber o Bolsa Família

Depois de ter o seu cartão desbloqueado e a senha já cadastrada os próximos meses você só precisa sacar o dinheiro. E não precisa ser exatamente numa agência da caixa.

Bolsa Família como Sacar

.

 

O beneficiário do bolsa família pode, desde que esteja com o cartão do benefício, sacar o valor em qualquer um dos seguintes locais:

  • Agência da Caixa Econômica Federal
  • Caixas de autoatendimento
  • Casas Lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui

Além do saque do bolsa família você pode também sacar e consultar alguns outros benefícios como o seguro desemprego, o abono salarial do PIS e também o FGTS, isso tudo com o cartão do bolsa família.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *