A carta de concessão INSS é um documento que informa como se calcula esse benefício e informa a respeito da agência em que o cidadão o receberá. Para quem recebe o INSS, é importante saber mais sobre essa carta de concessão.

Por isso, explicaremos também a respeito de como consultá-la e falaremos como saber se ele o INSS foi aprovado ou não, através do site do INSS, assim como o resultado das perícias médicas realizadas pelo cidadão que por algum motivo necessite tirar a licença médica através do INSS.

Carta de Concessão INSS

Carta de Concessão INSS

Não são procedimentos complicados, ao contrário, demoram pouco tempo para conseguirmos obter as informações necessárias, entretanto, requer que tenhamos em mãos vários dados, alguns extremamente simples como número do CPF, data de nascimento e nome completo e outros mais ‘complexos’ como o número da solicitação/do benefício, entretanto, não são informações impossíveis de obter-se.

A vantagem de obter essas informações pela internet é a economia de tempo, a rapidez e a gratuidade.

A única desvantagem é quando você estiver consultando o resultado da perícia no mesmo dia em que ela foi concluída (exemplo: no dia 02/07/2018), pois, haverá uma restrição de horário: o resultado só estará disponível após as 21 horas.  Nos demais casos, todavia, o resultado é disponibilizado de maneira imediata no site do INSS.


O que é Carta de Concessão INSS

A carta de concessão do INSS é um documento que informa ao contribuinte a forma de cálculo do valor do benefício, e, além disso, fornece informações referentes ao banco ao qual o contribuinte receberá tal benefício.

Veja também:

Como Obter a Carta de Concessão INSS

Para obter a sua Carta de Concessão INSS, é bastante simples, tudo o que você precisa fazer é seguir tais passos:

  • Acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/carta-de-concessao-e-memoria-de-calculo/;
  • Clique em ‘Pedir carta de concessão;
  • Você será redirecionado para o endereço https://meu.inss.gov.br/;
  • Você precisará fazer login para poder solicitar a carta de concessão; o login é o número do seu CPF e a senha é a sua senha definitiva ou a senha inicial de sete dígitos gerada após o cadastro,  senha que é recebida em bancos autorizados ou na agência da previdência;
  • Vá a Carta de concessão;
  • Preencha os dados e envie;
  • Caso o benefício tenha sido obtido há menos de 20 dias, aguarde a chegada da carta de concessão em sua residência.

Como Consultar a Situação do Benefício do INSS

Para realizar a consulta do seu INSS, você deve:

O que achou dessas informações sobre a Carta de Concessão INSS? Tem mais alguma dúvida sobre esse documento? Deixe o seu comentário abaixo e responderemos para você.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...