Calendário PIS 2019

Anualmente, os trabalhadores brasileiros possuem acesso à vários benefícios que ajudam a impulsionar o poder de compra da família, assim como auxiliar no pagamento das despesas da sua residência. O Programa de Integração Social, também conhecido pela sigla PIS, é um desses benefícios sociais. Para orientar os beneficiários desse programa, é divulgado anualmente o calendário PIS 2019. Quer saber mais um pouco sobre o calendário PIS 2019? Leia o artigo abaixo!

Calendário PIS 2019

Calendário PIS 2019

O que é Abono Salarial?

Além de ser conhecido pela sigla PIS, o Programa de Integral Social é também reconhecido pelos trabalhadores como abono salarial. Ele é pago, de forma anual, aos trabalhadores das empresas privadas. Muitas pessoas, consideram o PIS como décimo quarto salário. Geralmente, as pessoas costumam referir ao PIS como PASEP. No entanto, é necessário que saiba que o PIS é destinado a trabalhadores de iniciativas privas, e o PASEP é direcionado à servidores públicos.

Quem tem direito ao PIS

Assim como qualquer outro benefício concedido pelo governo federal, o PIS também tem suas regras que definem quem deve participar ou não. Nesse casso, as diretrizes do PIS são poucas e sucintas. São elas:

  • Ter sido cadastrado no PIS por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter recebido uma remuneração mensal com valor equivalente à dois salário mínimo 2019 durante o ano-base (o ano considerado para apuração das informações);
  • Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, podendo ser consecutivos ou não, no ano-base de apuração;
  • Por fim, seu vínculo empregatício deve ter enviado a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida como RAIS, ao Ministério do Trabalho.

Atenção: Nem todo mundo tem direito ao PIS. Os funcionários públicos, por exemplo, têm direito a outro benefício, conhecido como PASEP. Clique aqui para consultar o calendário PASEP 2019, as datas de pagamento – pois o calendário dos dois benefícios é diferente, e como sacá-lo pelo banco do Brasil.

Calendário PIS 2019

O calendário PIS 2019 é o meio onde você deve se informar sobre as datas corretas de pagamento do seu benefício. Esse calendário é atualizado anualmente, para evitar que as datas caiam em finais de semanas ou feriados nacionais. O calendário é elaborado pelo Ministério do Trabalho juntamente com a Caixa Econômica Federal, o órgão financeiro responsável pela gestão deste benefício.

A data de pagamento do Abono Salarial 2019 de cada cidadão é definida de acordo com mês de nascimento. Esta foi a medida encontrada para evitar que todas as pessoas sacassem o benefício em um único dia. Este congestionamento de pessoas sacando o benefício num mesmo dia ocasionariam um sobrecarregando do sistema e longas filas na agência.

Tabela PIS 2019

Este calendário de pagamento do PIS 2019 pode ser encontrado nas agências da Caixa Econômica Federal ou correspondentes, como Caixa Aqui e lotéricas conveniadas à CEF. Caso este documento não esteja de fácil acesso, você pode pedir os folhetos à atendente da unidade visitada.

Tabela PIS 2019

Tabela PIS 2019

Para não perder a data limite de saque, é sugerido que imprima ou cole este documento em um lugar visível, para evitar que caia no esquecimento e perca o dia do saque do PIS.

Aplicativo PIS – Consulta PIS

Outra novidade da Caixa Econômica Federal é o aplicativo Caixa Trabalhador, que permite a consulta extrato do PIS 2019 direto no celular. Para consultar, procure na loja de aplicativos do eu celular por “Caixa Trabalhador”, e baixe o aplicativo.

Esse aplicativo é grátis, e depois de instalado, basta inserir o número do PIS para consultar o saldo do seu abono salarial Caixa!

Está com alguma dúvida sobre o calendário do PIS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.