Calendário FGTS Inativo



O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso expedido pelo Governo Federal, que garante que ao final de um tempo de trabalho, o funcionário tenha um dinheiro guardado e assim garanta uma qualidade de vida caso ele seja demitido de um trabalho. Esse ano, porém, como medida de combate à crise, o Governo Federal divulgou o Calendário FGTS – Uma tabela de pagamentos do fundo de garantia para liberar o saldo de quem está com o Fundo de Garantia retido, mas está com a conta do FGTS inativa desde 2015.

Esse dinheiro é depositado todos os meses em uma conta da Caixa Econômica Federal pela própria empresa que te contratou ou então pelo patrão de um funcionário, podendo ser resgatado apenas depois de uma demissão por justa causa.

Calendário FGTS Inativo 2017

Calendário FGTS Inativo 2017

Mas, devido à crise que o Brasil atravessa, o Governo Federal liberou a verba do FGTS para quem pediu demissão, dando assim uma chance para quem está desempregado de sacar o Fundo de Garantia com o cartão cidadão para pagamento de dívidas, investir em estudos ou até para compra de eletrodomésticos.

Calendário FGTS 2017

Calendário FGTSPara que essa liberação do FGTS possa ser realizada de forma correta, o Governo impôs que o calendário desse benefício será formado a partir da data de nascimento de cada pessoa. Assim, os beneficiários não enfrentam uma grande fila e ainda tem tempo de o Governo conseguir organizar essa série de pagamentos que ele deve realizar. Confira abaixo o calendário do FGTS 2017.

Tabela FGTS 2017

Calendário de Pagamento do FGTS
Inicio do Calendário: Pessoas Nascidas em:
10 de Março Janeiro e Fevereiro
10 de Abril Março, Abril ou Maio
12 de Maio Junho, Julho ou Agosto
16 de Junho Setembro, Outubro ou Novembro
14 de Julho Dezembro

Lembrando que quem não necessite desse dinheiro, pode deixá-lo na caixa, fazendo com que ele renda 3% ao ano, mais o TR, com o repasse à conta do trabalhador de parte dos juros obtidos com aplicações em títulos públicos, por isso, vale a pena deixar esse dinheiro aplicado para quem não tem urgência em utiliza-lo.

Já para quem está com as contas atrasadas e necessite ter esse dinheiro em caixa de forma urgente, pode pedir a sua liberação, de acordo com o calendário imposto pelo Governo Federal, que será lançado oficialmente em fevereiro. Assim, é necessário prestar atenção na decisão do Governo, para saber quando você vai poder ter esse dinheiro em mãos e dessa forma conseguir ajeitar a sua vida, pagando as suas dívidas e colocando suas contas em dia.

Como funciona o saque do FGTS Inativo

Esse saque do Saldo FGTS Inativo liberado pelo Governo Federal funciona de uma forma bem simples, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com a sua carteira de trabalho e com o cartão cidadão, dentro do prazo de saques do calendário FGTS.

Uma mudança feita para esse ano de 2017 é que é possível também para as pessoas empregadas fazerem esse saque do FGTS, caso o antigo emprego tenha mais de cinco anos, pois dessa forma, há uma circulação maior de dinheiro no mercado e isso ajuda a economia do Brasil a se recuperar.

Outra novidade do saque do FGTS Inativo para esse ano de 2017 é a questão dos valores, já que o Governo Federal liberou o resgate de todo o FGTS e não somente da cota mínima, como acontecia até o final de 2016.

Com essas mudanças, o Governo Federal, junto com o Ministério da Fazenda prevê que a Caixa faça a liberação de mais de 2 bilhões de reais, apenas nesse primeiro mês de 2017, ajudando milhares de pessoas que estão em situação econômica delicada.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votes, average: 4,60 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.