Estar a par das datas dos períodos letivos estabelecidos no calendário escolar 2019, é de grande importância tanto para o aluno como para os encarregados de educação, pois conhecer essas datas ajuda na hora de planejar as férias e os programas em família.

Então, não deixe de conhecer o calendário escolar para o ano de 2019, já nos próximos tópicos deste post.

Calendário Escolar 2019

Calendário Escolar 2019


Como Funciona o Calendário Escolar

O calendário escolar estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano de 2019 não foge do modelo habitual, sendo que ao longo do ano letivo os períodos em que se verificarão aulas, serão apenas 3.

Entre os três períodos, somente o primeiro e o segundo período apresentam uma carga de aulas maior, enquanto que o terceiro é mais curto.

Conheça melhor as datas do calendário escolar 2019, já nos próximos tópicos:


Calendario Escolar 2019

Todos os níveis de ensino (pré-escolar, ensino básico e ensino secundário) tem a mesma data de início das aulas para o ano letivo de 2018-2019, sendo que as aulas começaram entre os dias 12 e 17 de Setembro.

Já para o segundo período, as aulas arrancaram no dia 3 de Janeiro, e terão fim no dia 15 de Setembro.  Para finalizar o ano letivo 2018-2019, o terceiro período escolar inicia no dia 23 de Abril e observa o seu fechamento entre os dias 5 e 26 de Junho.

O calendário Escolar 2019 também apresentará períodos de avaliações, os quais serão destinados a realização dos seguintes testes:

  • Provas de aferição do ensino básico – são destinadas somente aos alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos;
  • Provas finais do 3.º ciclo – devem ser realizadas por todos os alunos do 9.º ano para a contabilização da nota final deste ciclo;
  • Exames nacionais do ensino secundário – são destinados aos estudantes dos 11.º e 12.º anos, e devem ser realizados obrigatoriamente por todo o aluno abrangido por eles. Valendo lembrar que as provas realizadas nesse exame, também são usadas como referência para o ingresso do aluno nas principais universidades do país.

Leia mais:


Calendário Escolar 2019 com Feriados

Para acatar com os feriados deste ano letivo, o calendário escolar 2019 apresenta algumas interrupções, que se observarão justamente em detrimento dos feriados que figuram nos dias úteis das semanas que estarão integradas no ano letivo de 2018-2019.

Como conferir:

  1. Acesse o portal da prefeitura do seu município;
  2. No início do ano, você encontrará um banner apontando para o calendário;
  3. Clique e confira as datas mais importantes do calendário escolar 2019 da sua cidade.

Na lista dos feriados, somente os seguintes criarão interrupções no calendário escolar 2019:

  • Carnaval;
  • Paixão;
  • Páscoa;
  • Tiradentes;
  • Dia do Trabalhador;
  • Corpus Christi;
  • Independência do Brasil;
  • Nossa Sr.ª Aparecida;
  • Finados;
  • Proclamação da República.

Férias Escolares 2019

As férias escolares 2019 estão divididas em 3 períodos, sendo que o primeiro período de férias (férias do Natal), terá início no dia 17 de Novembro e terminará em 2 de Janeiro.

Já as férias do segundo período, que são também conhecidas como miniférias do Carnaval, se observaram entre os dias 6 e 8 do mês de Março.

As últimas férias do ano letivo de 2018-2019 (férias da Páscoa), ocorrerão entre os dias 8 e 22 de Abril.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...