Os benefícios sociais são parte importantíssima da vida dos cidadãos brasileiros, e o cadastro NIS 2019 é um processo que garante a participação do indivíduo em projetos levados a cabo pelo Governo Federal para a aderência de benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

O trabalhador deve ter um Número de Identificação Social (NIS), pois ele é fundamental para o recebimento de benefícios como:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • Seguro-Desemprego
  • aposentadoria
  • Abono Salarial Caixa
  • Bolsa Família 2019
  • entre outros benefícios.
Cadastro NIS

Cadastro NIS

Com o cadastro do NIS milhares de trabalhadores poderão ser beneficiados pelos programas sociais do governo.

Para a pessoa jurídica, ou melhor, o empregador, o cadastrotambém é importante, pois registrando esse número para os seus empregados, além de possibilitar a fácil identificação dos mesmos em diversas esferas, ele também permite a realização de correções na GFIP e RAIS de forma eficiente.

O que é Cadastro NIS

O Cadastro NIS auxilia o empregador de forma moderna a cadastrar seus empregados. Isso permite que os trabalhadores sejam identificados em outros cadastros.

O cadastramento é disponibilizado de diferentes maneiras, em lote ou online, das duas formas se deve acessar o CNS – Conectividade Social. Abaixo você pode conferir como cadastrar das duas maneiras:

Cadastro NIS Individual

Nesta forma de cadastro o empregador realiza o registro do número NIS para o seu empregado individualmente, tudo por meio da internet, ou melhor, diretamente no site oficial do sistema de cadastro do NIS.

Apesar de ser possível realizar o cadastro NIS 2019 individual por via online, antes de ir direto a plataforma online de cadastro, primeiramente a empresa terá que se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para obter permissão.

Na hora de efetuar a inscrição, a pessoa jurídica deverá contar com:

  • Uma cópia de Identidade e CPF do trabalhador;
  • Formulário FICUS/E preenchido e assinado;
  • Documentos relacionados a constituição da empresa e da pessoa que representa a firma legalmente.
  • Salientando que o cadastro NIS não pode ser realizado pelo indivíduo beneficiado, mas sim pela empresa na qual ele trabalha ou órgão que concede o benefício.

Cadastro NIS Online

A opção de cadastramento online, é para aqueles trabalhadores que precisam de uma resposta rápida do seu NIS – Número de Identificação Social.

  • Para realizar o cadastro NIS online, você deve acessar o seguinte site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/;
  • Na hora de enviar o arquivo, você deverá escolher o CNPJ da empresa ou órgão;
  • Clicar para cadastrar o NIS;
  • Preencher as informações necessárias na tela de inclusão;
  • Agora é preciso aguardar, a Caixa irá avaliar os documentos e irá dar o retorno.
Cadastro NIS Online

Cadastro Online

 

Cadastro NIS em Lote

Para a empresa que necessita de fazer o cadastro NIS de vários funcionários simultaneamente, também é possível realizar o registro do número NIS em lote, sem a necessidade de ter que recorrer a modalidade de cadastro individual para cadastrar cada trabalhador por vez. Por conta disso, este é um processo que permite uma boa economia de tempo.

Mas vale salientar que para realizar a Inscrição do Número em Lote, será necessário o uso do Conectividade Social para prosseguir com o registro.

Depois que a documentação do cadastro em lote for enviada por meio do site da caixa (http://www.caixa.gov.br/), a Caixa Econômica Federal avaliará os documentos, e se tudo estiver nos conformes, dentro de poucos dias ela irá contatar a empresa por meio de uma mensagem para entregar os números NIS e os códigos de retorno.

E se o trabalhador não souber o número do NIS/PIS?

Não se preocupe, pois a segunda via do documento pode ser tirado quando você quiser, para isso basta ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal, com o documento de identificação do trabalhador.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...