Bolsa Família Cancelado ou Suspenso – O que Fazer?



O bolsa família é um dos programas que favorece mais de 13 milhões de famílias em todo o mundo, o programa garante renda todos os meses à diversas famílias que vivem em situação de extrema pobreza, como forma de ajuda de custo. Confira nos próximos parágrafos sobre o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso. O bolsa família é para melhorar as condições de vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos que vivem em situações precária de sustento, o mesmo visa assegura acesso à saúde e educação.

O cadastro no programa bolsa família é realizado através dos programas sociais do Governo Federal, onde equipes treinadas pelo o Governo, beneficiam famílias carentes com o programa.

Mesmo com os avanços da modernidade, muita gente ainda tem dúvida de como funciona o programa, o que acontece é que as vezes algumas pessoas têm o Bolsa Família cancelado ou suspenso, caso isso tenha acontecido com você, veja a seguir o que fazer.

Bolsa Família Bloqueado ou Cancelado

Bolsa Família Bloqueado ou Cancelado

Bolsa Família Cancelado

Se por algum motivo, houve o descumprimento das condições de acesso ao programa, ele pode ser bloqueado por tempo indeterminado, até que a situação se resolva, essas irregularidades de participação são verificadas por um setor especializado, que confere se as famílias cumprem todas as regras estabelecidas pelo o programa, se por algum motivo a família descumprir algum requisito pode acontecer do programa ser cancelado ou suspenso.

O Bolsa Família cancelado ou suspenso ocorre em apenas dois casos, isso só acontece se houve alguma irregularidade ou se o benefício não apresentar mais o seu perfil de participação.

Quando há o cancelamento a família pode requerer novamente a solicitação de um novo benefício, porém, será necessário passar pelo o processo de seleção novamente, seus dados serão analisados novamente, não pode ter nenhuma irregularidade para quer seu benefício tenha aprovação.

Bolsa Família Cancelado

Bolsa Família Cancelado

Bolsa Família Suspenso

Se o seu benefício foi suspenso, você vai receber o seu benefício retroativo, isso só acontece no primeiro mês do pagamento, a partir do segundo mês em dia, se isso acontecer os valores se perdem, você só volta a receber os valores em dia após a regularização.

Vale ressaltar, que se essa irregularidade permanecer por mais de 6 meses, o benefício é automaticamente cancelado.

Uma dúvida muito comum, em relação ao cancelamento do bolsa família é se o mesmo recebe os atrasados, em geral o bloqueio ou cancelamento do benefício ocorre pela a desatualização do seu cadastro, para não deixar de receber o seu benefício é necessário que o titular procure a unidade do CRAS mais próxima a sua residência ou cidade para realizar o recadastramento.

Bolsa Família Suspenso

Bolsa Família Suspenso

A atualização cadastral do programa deve ser realizada a cada dois anos, é importante que procure atualizar informações mais rápido possível pois muitas famílias acabam sofrendo com o cancelamento.

Quando o benefício será cancelado

O cancelamento ocorre nas seguintes situações:

  • Se a renda per capita estiver acima do permitido;
  • Ausência de saques;
  • Preenchimento incorreto de informações;
  • Baixa frequência escolar;
  • Caso não participe do recadastramento obrigatório;
  • Caso não cumpra o calendário de consultas médicas do Ministério da Saúde;
  • Caso mude de endereço sem avisar o cadastro.

Uma simples atualização cadastral já é o suficiente para deixar o seu cadastro em dia, para isso é necessário apenas que informe todos os documentos pessoais de cada membro familiar, comprovantes de pagamento, histórico escolar, comprovante de rendimento e carteira de vacinação, o programa bolsa família é um dos maiores programas de transferência de renda.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.