Bolsa Escola – O que é e como funciona



Bolsa Escola

Bolsa Escola

Criado pelo Governo Federal, o programa Bolsa Escola era destinado exclusivamente para famílias em estado de pobreza ou de extrema pobreza. Hoje, o programa Bolsa Escola já não existe mais, pois foi substituído pelo programa Bolsa Família. O Programa Bolsa Família também é um programa criado pelo Governo Federal destinado exclusivamente para famílias em estado de pobreza ou extrema pobreza. Como o objetivo principal do Bolsa Família é melhorar as condições de vida e suprir as necessidades básicas das famílias brasileiras em estados de pobreza ou extrema pobreza, o programa oferece a essas famílias acesso a serviços sociais básicos e além disso, tem um vínculo com outros programas sociais do Governo Federal para melhor atender a essas famílias. O Bolsa Escola, atualmente, é um desses programas sociais vinculados ao Bolsa Família.

O Bolsa Escola visa combater a pobreza e oferecer as famílias cadastradas melhores condições de vida, por meio do acesso a educação. O programa transfere um valor mensal para as famílias beneficiarias e esse deve ser somente investido na educação das crianças componentes de família, evitando assim que sejam obrigadas a trabalhar antes da hora. No entanto, antes do Bolsa Escola ser vinculado ao Bolsa Família, a família que desejasse se tornar beneficiaria do programa deveria atender a uma série de requisitos. Requisitos esses que englobavam a renda per capita de membros da família, frequência escolar de crianças e adolescentes membros da família, além de um acompanhamento trimestral realizado pelos profissionais encarregados pelo Bolsa Escola do município, no intuito de verificarem se a família realmente atendia a esses requisitos.

Bolsa escola e a inscrição no CADÚNICO

Hoje, pelo motivo do programa Bolsa Escola estar diretamente vinculado ao programa Bolsa Família, as famílias beneficiarias e as que desejam se tornar, devem atender aos requisitos solicitados pelo Bolsa Família. O principal requisito a ser cumprido no Bolsa Família é estar cadastrado no CadÚnico e manter o cadastro atualizado. Isso é necessário porque é através dos dados fornecidos ao CadÚnico que o Governo Federal fica a par de quais famílias realmente necessitam dos benefícios oferecidos pelos programas, de quais famílias necessitam dos benefícios de modo imediato, além de poder promover melhorias e mudanças nas políticas dos programas para melhor atender a essas famílias.

Como todos sabem o Bolsa Família – juntamente com seu vínculo a outros programas sociais como o Bolsa Escola – desde o início de sua atuação, vem auxiliando famílias milhões de que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza. Atualmente, o programa auxilia e beneficia cerca de 15 milhões de famílias brasileiras. As famílias que desejam se tornar beneficiarias do programa, devem procurar o setor encarregado pelo programa na prefeitura de seu município, ou agendarem uma visita com os profissionais responsáveis pelo programa. Se tiverem alguma dúvida sobre o programa, é indicado que se dirijam a qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou a casas lotéricas, pois em qualquer um desses lugares os atendentes poderão esclarecer não só as dúvidas e questionamentos que a pessoa tiver em relação ao programa Bolsa Família, mas também outras dúvidas e questionamentos relacionados a outros benefícios oferecidos pelo governo.





Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.