Desde 2010 no Rio de Janeiro existe o Bilhete Único RJ com o intuito de facilitar o transporte público do carioca. Com ele é possível que o cidadão faça até duas viagens, de ida e volta em todos os transportes como barcas, ônibus, metrô, trem, vans devidamente legalizadas e o BRT.

Bilhete Único RJ 2019

Bilhete Único RJ 2019

Como Funciona o Bilhete Único RJ

Com o Bilhete Único o carioca tem muito mais facilidade de locomoção. Até porque o bilhete único também vale para viagens intermunicipais, ou seja, entre uma cidade e outra. Com ele é possível fazer viagens com tarifas mais reduzidas para cidades próximas da capital.

Além de facilitar a vida do morador carioca, o projeto também melhora a gestão pública e a organização das tarifas no Estado do Rio de Janeiro. Esse é um grande avanço do Estado carioca que diminuiu de 70 tarifas, para apenas 12.

Como funciona o Bilhete único RJ

Como funciona o Bilhete único RJ

Com a diminuição das tarifas e da burocracia, a empregabilidade nos municípios beneficiados também aumentou, trazendo mais atividade econômica e redução dos custos dos empresários. É um impacto positivo na capital e em várias regiões metropolitanas com 4 milhões de cartões do bilhete único ativos.

VEJA TAMBÉM:

Cadastro Bilhete Único RJ

É possível fazer o cadastro no bilhete único de três formas, veja:

  • O usuário pode procurar um posto de cadastramento e fazer seu primeiro cadastro. É necessário para associar o registro com o CPF do cidadão;
  • Pode-se fazer através das lojas Riocard, registrando o cartão juntamente com o CPF do usuário; (é necessário um comprovante de residência em seu próprio nome para o cadastro no Riocard);
  • É possível também fazer o cadastro pelo site oficial do bilhete único. A habilitação do cartão deve acontecer em até 48 horas para os 3 casos citados.
Cadastro Bilhete Único

Cadastro Bilhete Único

Pontos de Cadastramento

Para quem tem dificuldades em fazer o cadastro através do site, tem acesso limitado a internet, dentre outras questões, pode fazer seu cadastro e adquirir o seu cartão do bilhete único de forma fácil através de um dos postos de atendimento do bilhete e nas lojas do Riocard.

No entanto, a maneira mais fácil de fazer o seu cadastro é pelo site do bilhete único que indicamos no tópico anterior. Primeiro o usuário faz o seu cadastro e depois faz a compra do seu cartão no mesmo portal, sem burocracias e com total facilidade e rapidez.

Como Fazer a Recarga

As recargas podem ser feitas nos mesmos locais em que se faz o cadastro e adquire a primeira vez o cartão do bilhete único. O cidadão pode acessar diretamente o site da RioCard (coordenadora do bilhete único RJ) e fazer a sua recarga com a maior segurança possível.

Caso tenha a mesma dificuldade de acesso a internet ou de compra de forma virtual e online, o usuário pode procurar uma das lojas Riocard e fazer a sua recarga. Por lá o usuário também encontra facilidades e agilidade.

Há também algumas máquinas de recarga da rede Riocard em alguns pontos da cidade, se você quer encontrar uma próxima de você, acesse a lista clicando aqui.

Agora que você já sabe tudo de como funciona o bilhete único, como adquirir e cadastrar, aproveite a capital do Rio de Janeiro e suas cidades próximas, faça grandes passeios utilizando o bilhete único!

Avalie:
2 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 52 votes, average: 5,00 out of 5 (2 votes, average: 5,00 out of 5, rated)
Loading...